Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65767
Tipo: Tese
Título: Contribuições da semiótica discursiva para as práticas de letramento no ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Contributions of Discursive Semiotics to literacy practices in Portuguese Language teaching.
Autor(es): Silvane Aparecida Gomes
primer Tutor: Ana Cristina Fricke Matte
primer miembro del tribunal : Marion Rodrigues Dariz
Segundo miembro del tribunal: Renato de Oliveira Dering
Tercer miembro del tribunal: Vicente Aguimar Parreiras
Cuarto miembro del tribunal: Adriana Gouvea Dutra Teixeira
Quinto miembro del tribunal: Luciano Magnoni Tocaia
Resumen: Este estudo está inserido na área da Linguística Aplicada e tem como base a pesquisa formativa no ensino de Língua Portuguesa, abordando a integração entre a perspectiva teórico-metodológica da Semiótica Discursiva (Greimas e Courtés, 1979), as metodologias ativas (Bacich, Moran, 2018) e os letramentos educacionais. O objetivo geral foi investigar a contribuição dos pressupostos da Semiótica Discursiva para o enriquecimento das práticas de letramento dos estudantes da Educação Básica, por meio de uma intervenção pedagógica (Damiani et al, 2013), como alternativa para atender as diretrizes da análise semiótica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A análise concentrou-se em três textos produzidos pelos estudantes do Ensino Fundamental II (9º ano) de uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte/MG, a partir da intervenção aplicada, reunidos no livro “Aquarelas Textuais”. As análises foram retratadas, primeiro, pelas etapas da Teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, pelo Percurso Gerativo de Sentido (Fiorin, 1995), conforme proposto pela Teoria da Semiótica Discursiva. A pesquisa propõe e instaura uma reflexão sobre a formação de professores, destacando a importância de "formar-se para formar". Nesse contexto, baseio-me nas práticas docentes de professores de Língua Portuguesa (Pietri, 2010; Magalhães, 2010), com ênfase no emprego de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Lévy, 1999; Kenski, 2003), e realizo uma revisão sistemática da literatura, explorando tópicos como proficiência no ensino e as escolhas docentes. Essas abordagens fundamentam a investigação do letramento em Língua Portuguesa, buscando otimizar esse processo. A pesquisa enfatiza a interseção entre letramentos educacionais, metodologias ativas, mobilidade e Semiótica Discursiva, explorando conceitos como letramento na escola (Kleiman, 1995; Soares, 2015), letramento escolarizado (Dering, 2021), letramento digital (Buzato, 2006, 2009; Santos, Lacerda, 2017), letramento na perspectiva decolonial (Dering, 2021) e letramento crítico (Street, 1984, 2014). Essa interrelação resulta na noção do conceito de letramento integrado, com foco em uma proposta para potencializar esses letramentos por meio dos elementos que os constituem, utilizando a aprendizagem móvel (Kukulska-Hulme 2009; Bottentuit Junior, 2012). Destaca-se o papel da internet como mediadora de ensino e de aprendizagem em Língua Portuguesa. A perspectiva Semiótica é introduzida como uma ferramenta para facilitar a aprendizagem e como um referencial de suporte ao desenvolvimento das habilidades de leitura (Pepulim et al, 2013; Pereira, 2019), propondo-se sua associação ao contexto da sala de aula. Apresentam-se as correntes teóricas da Semiótica, sua relação com a linguística e a comunicação, e realiza-se uma breve aproximação da teoria Semiótica Discursiva. Esses elementos integram o processo de produção e contextualizam as análises semióticas e os diferentes atos da pesquisa, como o lócus do projeto, os sujeitos da pesquisa, os aparatos tecnológicos no campo, a constituição do campo de pesquisa e a epistemologia do método são detalhadamente descritos. Essas informações revelaram três tipos de contextos semióticos do objeto específico, classificados como contextos interno, externo e situacional (Barros, 2002). A partir dessas considerações, procurou-se evidenciar a pertinência do uso estrito dos conceitos semióticos por parte dos professores, abrindo novas perspectivas e possibilidades para aprimorar as práticas de ensino de leitura durante o trabalho realizado com os estudantes, com o objetivo de promover uma produção textual mais proficiente. Numa perspectiva abrangente e multidisciplinar no campo do ensino de Língua Portuguesa, esta tese buscou elucidar como a integração desses recursos educacionais pode enriquecer a prática pedagógica e aperfeiçoar os processos de aprendizagem, almejando ampliar o alcance tanto da formação de professores quanto o desenvolvimento do letramento cidadão dos alunos.
Abstract: This study is inserted around Applied Linguistics and is based on formative research in the teaching of Portuguese Language, addressing the integration between the theoretical-methodological perspective of Discursive Semiotics (Greimas and Courtés, 1979), active methodologies (Bacich, Moran, 2018) and educational literacies. The general objective was to investigate the contribution of the assumptions of Discursive Semiotics to the enrichment of literacy practices of Basic Education students, through a pedagogical intervention (Damiani et al, 2013), as an alternative to meeting the guidelines of semiotic analysis in Base National Common Curricular (BNCC, 2017). The analysis focused on three texts produced by Elementary School II students (9th year) from a peripheral public school in the city of Belo Horizonte/MG, based on the applied intervention, gathered in the book “Aquarelas Textuais”. The analyzes were portrayed, first, by the stages of the Content Analysis Theory (Bardin, 2016) and, by the Meaning Generative Path (Fiorin, 1995), as proposed by the Theory of Discursive Semiotics. The research proposes and establishes a reflection on teacher training, highlighting the importance of "training to train". In this context, I am based on the teaching practices of Portuguese language teachers (Pietri, 2010; Magalhães, 2010), with an emphasis on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) (Lévy, 1999; Kenski, 2003), and carry out a systematic review of the literature, exploring topics such as teaching proficiency and teaching choices. These approaches support the investigation of literacy in Portuguese, seeking to optimize this process. The research emphasizes the intersection between educational literacies, active methodologies, mobility and Discursive Semiotics, exploring concepts such as literacy at school (Kleiman, 1995; Soares, 2015), school literacy (Dering, 2021), digital literacy (Buzato, 2006, 2009; Santos, Lacerda, 2017), literacy from a decolonial perspective (Dering, 2021) and critical literacy (Street, 1984, 2014). This interrelationship results in the notion of the concept of integrated literacy, focusing on a proposal to enhance these literacies through the elements that constitute them, using mobile learning (Kukulska-Hulme 2009; Bottentuit Junior, 2012). The role of the internet as a mediator of teaching and learning in the Portuguese language stands out. The Semiotic perspective is introduced as a tool to facilitate learning and as a framework to support the development of reading skills (Pepulim et al, 2013; Pereira, 2019), proposing its association with the classroom context. The theoretical currents of Semiotics are presented, their relationship with linguistics and communication, and a brief approach to Discursive Semiotic theory is made. These elements integrate the production process and contextualize the semiotic analyzes and the different acts of research, such as the locus of the project, the research subjects, the technological devices in the field, the constitution of the research field and the epistemology of the method are described in detail. This information revealed three types of semiotic contexts of the specific object, classified as internal, external, and situational contexts (Barros, 2002). Based on these considerations, we sought to highlight the relevance of the strict use of semiotic concepts by teachers, opening new perspectives and possibilities to improve reading teaching practices during the work conducted with students, with the aim of promoting a production more proficient text. From a comprehensive and multidisciplinary perspective in the field of Portuguese language teaching, this thesis sought to elucidate how the integration of these educational resources can enrich pedagogical practice and improve learning processes, aiming to expand the scope of both teacher training and the development of citizen literacy. from the students.
Asunto: Letramento
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Intervenção pedagógica
Linguagem e Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65767
Fecha del documento: 23-nov-2023
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