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http://hdl.handle.net/1843/65773
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação de professores de línguas: games, gamificação e cultura maker |
Título(s) alternativo(s): | Language teacher training: Games, gamification and maker culture |
Autor(es): | Ana Cristina Fricke Matte Geraldo José Rodrigues Liska Silvane Aparecida Gomes |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir o uso de jogos digitais, gamificação e cultura maker no processo de ensino e aprendizagem de línguas, com o intuito de oferecer subsídios a escolas e professores para a solução de problemas no âmbito da aprendizagem, a partir de aspectos como ludicidade, interatividade e explicitação de valores, presentes nessas ferramentas. A discussão se baseia num escopo interdisciplinar: análise da comunicação tecnologicamente mediada, uso de tecnologias e gamificação junto à metodologia ativa no uso da sala de aula invertida, estudos do espaço colaborativo para a aprendizagem e estudos dos letramentos. Tendo como meta a prática, analisamos algumas ferramentas, tais como criadores de caça-palavras, palavras-cruzadas, jogos da forca e tirinhas, apresentando seus aspectos técnicos e seus mecanismos, tais como layout, interatividade, diversão e jogabilidade, associados às habilidades de linguagens na BNCC (BRASIL, 2017). |
Abstract: | The aim of this work is to discuss the use of digital games, gamification and maker culture in the language teaching and learning process, with the aim of offering subsidies to schools and teachers to solve problems in the context of learning, based on aspects such asludicity, interactivity and explanation of values, present in these tools. The discussion is based on an interdisciplinary scope: analysis of communication technologically mediated, use of technologies and gamification together with the active methodology in the use of the inverted classroom, studies of the collaborative space for learning and studies of literacies. Having practice in mind, we analyze some tools, such as word search creators, crosswords, hangman games and cartoons, presenting their technical aspects and mechanisms, such as layout, interactivity, fun and playability, associated with the skills of languages at BNCC (BRASIL, 2017). |
Assunto: | Professores - Formação Aprendizagem Gamificação Tecnologia educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p55-67 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/65773 |
Data do documento: | 29-Dez-2022 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Leitura: Teoria & Prática |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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Formação de professores de línguas games, gamificação e cultura maker.pdf | 425.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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