Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65849
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Entre gaiolas e asas: o papel das crônicas na formação das juventudes letradas
Autor(es): Audrey Nogueira Barbosa
Primeiro Orientador: Junot de Oliveira Maia
Segundo Orientador: Ronaldo Gomes Júnior
Primeiro membro da banca : Luciana de Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Marina Morena dos Santos
Resumo: O presente trabalho está centralizado na curadoria de crônicas de humor voltadas para crianças e jovens, destacando experiências ligadas ao uso das diversas telas no dia a dia. Com base na fusão entre jornalismo e literatura, a escolha criteriosa de crônicas contemporâneas visa o desenvolvimento dos alunos e o fortalecimento da criatividade na era digital além de enfatizar a necessidade de preparar leitores desde cedo para desenvolver competências na arte de produzir textos impressos e digitais. O projeto, dividido em justificativa, fundamentação teórica, metodologia e implementação, analisa a necessidade educacional contemporânea, estabelece bases conceituais, descreve detalhadamente o caminho a ser percorrido, incluindo ferramentas como Google Classroom e Padlet, visando otimizar a experiência de aprendizagem. A rubrica de avaliação é apresentada como uma importante estratégia de avaliação formativa e instrumento de feedback específico e construtivo para alunos e professores.
Assunto: Linguagem – Estudo ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65849
Data do documento: 3-Fev-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.