Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65960
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Competências avaliadas na escrita de texto dissertativo argumentativo por alunos do ensino médio
Autor(es): Hilda Coca Germany
Primeiro Orientador: Regina Lúcia Péret Dell’Isola
Primeiro membro da banca : Luiz Antônio Prazeres
Segundo membro da banca: Ana Virginia Lima
Resumo: A escrita é uma ferramenta de comunicação que demanda prática, especialmente dos alunos do ensino médio que querem ingressar nas universidades de todo o Brasil, por intermédio de um processo seletivo. Analisando as características da escrita em redação escolar, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a escrita do tipo textual dissertativo-argumentativo solicitado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco nas competências voltadas para o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e para a proposta de intervenção para o problema abordado. Por intermédio do método de estudo de caso de abordagem qualitativa, as redações analisadas que constituem o corpus desta pesquisa são de alunos de uma escola particular de Sorriso-MT que estão cursando o 3º ano do ensino médio. Para fundamentar nossa pesquisa, baseamo-nos principalmente em Marcuschi (2008) e em Adam (2011). Esta pesquisa volta-se às exigências das Competências IV e V detalhadas na Cartilha do participante do ENEM. A partir desta pesquisa, após as avaliações, foi obtido como resultados que os alunos necessitam mais do que apenas conhecimento sobre as particularidades da escrita, precisam ter letramento sobre o gênero redação do ENEM, pois é um texto que o aluno precisa utilizar elemento sociocultural para fundamentar seu texto e planejar o texto apresentando indícios de autoria, que são os quesitos avaliados nas competências IV e V, foco deste trabalho. Além disso, apresentar bom desenvolvimento na elaboração do tipo textual dissertativo-argumentativo. Concluindo assim, que a prática da escrita é de suma importância para que os alunos possam alcançar bons resultados na redação do Enem e dos Vestibulares e se inserir em uma instância social que pode garantir ao estudante a oportunidade de ingressar no Ensino Superior.
Abstract: Writing is a communication tool that requires practice, especially for high school students who want to enter universities throughout Brazil, through a selection process. Analyzing the characteristics of writing in school writing, this research aims to verify the writing of the argumentative-dissertative textual type requested in the National High School Examination (ENEM), through the method of case study with a qualitative approach. Thus, the compositions evaluated here are from students at a private school in Sorriso-MT who are attending the 3rd year of high school. To support our research, we based ourselves on the following authors: Marcuschi (2008) and Adam (2011). The focus of this research is on the requirements of Competencies IV and V detailed in the ENEM participant booklet. From this research, after the evaluations, it was obtained as a result that students need more than just knowledge about the particularities of writing, they need to be literate about the ENEM writing genre, since it is a text that the student needs to use a sociocultural element to substantiate your text and plan the text by presenting evidence of authorship, which are the items evaluated in competences IV and V, the focus of this work. In addition, to present good development in the elaboration of the argumentative-dissertation textual type. Concluding, therefore, that the practice of writing is of paramount importance so that students can achieve good results in writing the entrance exam and insert themselves in a social instance that can guarantee the student the opportunity to study at a public university.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65960
Data do documento: 11-Jul-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Hilda FINALIZADO ABCDE.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons