Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Lúcia Péret Dell’Isolapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816176864454824pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Antônio Prazerespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Virginia Limapt_BR
dc.creatorHilda Coca Germanypt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T12:17:54Z-
dc.date.available2024-03-18T12:17:54Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65960-
dc.description.abstractWriting is a communication tool that requires practice, especially for high school students who want to enter universities throughout Brazil, through a selection process. Analyzing the characteristics of writing in school writing, this research aims to verify the writing of the argumentative-dissertative textual type requested in the National High School Examination (ENEM), through the method of case study with a qualitative approach. Thus, the compositions evaluated here are from students at a private school in Sorriso-MT who are attending the 3rd year of high school. To support our research, we based ourselves on the following authors: Marcuschi (2008) and Adam (2011). The focus of this research is on the requirements of Competencies IV and V detailed in the ENEM participant booklet. From this research, after the evaluations, it was obtained as a result that students need more than just knowledge about the particularities of writing, they need to be literate about the ENEM writing genre, since it is a text that the student needs to use a sociocultural element to substantiate your text and plan the text by presenting evidence of authorship, which are the items evaluated in competences IV and V, the focus of this work. In addition, to present good development in the elaboration of the argumentative-dissertation textual type. Concluding, therefore, that the practice of writing is of paramount importance so that students can achieve good results in writing the entrance exam and insert themselves in a social instance that can guarantee the student the opportunity to study at a public university.pt_BR
dc.description.resumoA escrita é uma ferramenta de comunicação que demanda prática, especialmente dos alunos do ensino médio que querem ingressar nas universidades de todo o Brasil, por intermédio de um processo seletivo. Analisando as características da escrita em redação escolar, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a escrita do tipo textual dissertativo-argumentativo solicitado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco nas competências voltadas para o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e para a proposta de intervenção para o problema abordado. Por intermédio do método de estudo de caso de abordagem qualitativa, as redações analisadas que constituem o corpus desta pesquisa são de alunos de uma escola particular de Sorriso-MT que estão cursando o 3º ano do ensino médio. Para fundamentar nossa pesquisa, baseamo-nos principalmente em Marcuschi (2008) e em Adam (2011). Esta pesquisa volta-se às exigências das Competências IV e V detalhadas na Cartilha do participante do ENEM. A partir desta pesquisa, após as avaliações, foi obtido como resultados que os alunos necessitam mais do que apenas conhecimento sobre as particularidades da escrita, precisam ter letramento sobre o gênero redação do ENEM, pois é um texto que o aluno precisa utilizar elemento sociocultural para fundamentar seu texto e planejar o texto apresentando indícios de autoria, que são os quesitos avaliados nas competências IV e V, foco deste trabalho. Além disso, apresentar bom desenvolvimento na elaboração do tipo textual dissertativo-argumentativo. Concluindo assim, que a prática da escrita é de suma importância para que os alunos possam alcançar bons resultados na redação do Enem e dos Vestibulares e se inserir em uma instância social que pode garantir ao estudante a oportunidade de ingressar no Ensino Superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectENEM. Tipologia Textual. Argumentaçãopt_BR
dc.subjectENEM. Tipologia Textual. Argumentaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCompetências avaliadas na escrita de texto dissertativo argumentativo por alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Hilda FINALIZADO ABCDE.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons