Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65999
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dc.creatorJulia Soares Guimarãespt_BR
dc.creatorLaís Amaral Maispt_BR
dc.creatorFernanda Helena Marrocos Leitept_BR
dc.creatorPaula Martins Hortapt_BR
dc.creatorMarina Oliveira Santanapt_BR
dc.creatorAna Paula Bortoletto Martinspt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T20:00:20Z-
dc.date.available2024-03-18T20:00:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage2657pt_BR
dc.citation.epage2662pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1017/S1368980020000518pt_BR
dc.identifier.issn1475-2727pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65999-
dc.description.abstractObjetivo: Analisar a extensão e a natureza da publicidade de alimentos e bebidas nos três principais canais de televisão aberta (TV) brasileiros. Desenho: Estudo transversal. Um protocolo desenvolvido para a Rede Internacional de Pesquisa, Monitoramento e Apoio à Ação sobre Alimentos e Obesidade/Doenças Não Transmissíveis foi aplicado para coleta de dados. Foram gravadas 432h de programação de TV, das 06h00 às 24h00, durante oito dias não consecutivos e selecionados aleatoriamente, no mês de abril de 2018. Todas as propagandas (anúncios) de TV foram analisadas e as propagandas relacionadas à alimentação foram classificadas de acordo com a classificação NOVA. Foram utilizadas análises descritivas para descrever o número e o tipo de anúncios, as categorias de alimentos e a distribuição dos anúncios ao longo do dia e horário do dia. Ambiente: Os três canais abertos mais populares da TV brasileira. Participantes: O estudo não envolveu seres humanos. Resultados: No total, 14,2% (n 1.156 de 7.991) dos anúncios eram relacionados a alimentos (858 eram itens alimentares específicos). Aproximadamente 91% dos anúncios de alimentos incluíam alimentos ultraprocessados ​​(AUP). Os três produtos mais promovidos foram refrigerantes, bebidas alcoólicas e fast-food. Anúncios de bebidas alcoólicas foram veiculados com mais frequência à noite. Conclusão: O alto risco de exposição da população brasileira às propagandas de AUP deve ser considerado uma preocupação de saúde pública, dado o impacto da publicidade de alimentos não saudáveis ​​nas escolhas alimentares e na saúde das pessoas.pt_BR
dc.description.resumoObjective: To analyse the extent and nature of food and beverage advertising on the three major Brazilian free-to-air television (TV) channels. Design: Cross-sectional study. A protocol developed for the International Network for Food and Obesity/Non-Communicable Diseases Research, Monitoring and Action Support was applied for data collection. A total of 432h of TV programming was recorded from 06.00 to 24.00 hours, for eight non-consecutive and randomly selected days, in April 2018. All TV advertisements (ads) were analysed, and food-related ads were classified according to the NOVA classification system. Descriptive analyses were used to describe the number and type of ads, food categories and the distribution of ads throughout the day and time of the day. Setting: The three most popular free-to-air channels on Brazilian TV. Participants: The study did not involve human subjects. Results: In total, 14.2% (n 1156 out of 7991) of ads were food related (858 were specific food items). Approximately 91% of food items ads included ultra-processed food (UPF) products. The top three most promoted products were soft drinks, alcoholic beverages and fast-food meals. Alcoholic beverage ads were more frequently broadcast in the evening. Conclusion: The high risk of exposure of the Brazilian population to UPF ads should be considered a public health concern given the impact of unhealthy food advertising on people’s food choices and health.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPublic health nutritionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectSurveillancept_BR
dc.subjectInternational network for food and obesity/non-communicable diseases research, monitoring and action supportpt_BR
dc.subject.otherAlimentospt_BR
dc.subject.otherPropaganda pela televisãopt_BR
dc.subject.otherSistema de vigilância em saúdept_BR
dc.subject.otherObesidadept_BR
dc.titleUltra-processed food and beverage advertising on Brazilian television by International Network for Food and Obesity/Non-Communicable Diseases Research, Monitoring and Action Support benchmarkpt_BR
dc.title.alternativePublicidade de alimentos e bebidas ultraprocessados ​​na televisão brasileira pelo benchmark da Rede Internacional de Alimentos e Obesidade/Doenças Não Transmissíveis para Pesquisa, Monitoramento e Apoio à Açãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/ultraprocessed-food-and-beverage-advertising-on-brazilian-television-by-international-network-for-food-and-obesitynoncommunicable-diseases-research-monitoring-and-action-support-benchmark/F0CFCCC0F985109E1E50B856CE3CC115pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9107-6662pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0470-1974pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1848-6470pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3560-4472pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9690-575Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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