Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/66732
Tipo: Dissertação
Título: Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
Autor(es): Douglas Rafael dos Santos
Primeiro Orientador: Fernando de Oliveira Rocha
Primeiro membro da banca : Bruno Soares Santos
Segundo membro da banca: Fernando Martins de Castro Chaib
Resumo: O presente trabalho é um estudo quantitativo e qualitativo que visa compreender como a percussão múltipla é ensinada nos cursos de graduação em percussão das instituições de ensino superior brasileiras, identificar o repertório solo trabalhado e apurar o entendimento de professores e professoras sobre a importância de se estudar percussão múltipla. Acredita-se que o estudo da percussão múltipla é parte importante da formação deste instrumentista, pois as dificuldades técnicas e interpretativas encontradas nessa modalidade instrumental podem preparar o estudante para os variados desafios da vida profissional. Contudo, o ensino de percussão múltipla parece ser um tema pouco discutido, especialmente no Brasil, fazendo com que a literatura acerca do mesmo seja relativamente escassa. Este trabalho pretende ajudar a preencher essa lacuna, levantando e colaborando com discussões inerentes a este assunto. Para tanto, será realizado um estudo da literatura relacionada à criação, definição, evolução e ensino da percussão múltipla no contexto acadêmico, bem como aplicação de questionários e realização de entrevistas, com o intuito de coletar dados que ajudem a elucidar algumas questões que serão levantadas no decorrer do projeto.
Abstract: The present study is a quantitative and qualitative investigation aimed at understanding how multiple percussion is taught in undergraduate percussion programs at Brazilian higher education institutions, identifying the solo repertoire studied, and assessing teachers' understanding of the importance of studying multiple percussion. It is believed that the study of multiple percussion is an important part of the formation of this instrumentalist, as the technical and interpretative difficulties encountered in this instrumental modality can prepare the student for the various challenges of professional life. However, the teaching of multiple percussion seems to be a little-discussed topic, especially in Brazil, making the literature on it relatively scarce. This work aims to help fill this gap by raising and contributing to discussions inherent to this subject. To this end, a study of the literature related to the creation, definition, evolution, and teaching of multiple percussion in the academic context will be carried out, as well as the application of questionnaires and conducting interviews, with the aim of collecting data that help elucidate some questions that will be raised throughout the project.
Assunto: Percussão (Música)
Percussão - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66732
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 Dissertação Douglas Rafael VERSÃO FINAL.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.