Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66834
Type: Artigo de Periódico
Title: Repercussão de intervenção educativa no conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em pediatria
Other Titles: Repercussion of an educational intervention on the knowledge of the nursing team regarding the use of external ventricular drains in pediatrics
Repercusión de la intervención educativa en el conocimiento del personal de enfermería sobre cuidados en el manejo del drenaje ventricular externo en pediatría
Authors: Bruna Figueiredo Manzo
Karoline de Oliveira Macedo
Leticia Maria Barbosa
Delma Aurélia da Silva Simão
Raissa Silva Souza
Anna Caroline Leite Costa
Allana Dos Reis Correa
Abstract: Objetivo: este estudo objetivou analisar a repercussão de intervenção educativa no conhecimento teórico da equipe de Enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em Pediatria. Trata-se de estudo de intervenção não controlado, com delineamento do tipo antes e depois. Método: procedeu-se à aplicação de pré e pós-teste para a coleta de informações sobre os conhecimentos dos profissionais sobre os cuidados aos pacientes pediátricos com derivação ventricular externa. Entre o pré e o pós-teste realizou-se intervenção educativa usando-se a simulação clínica como estratégia de ensino. Participaram do estudo 41 profissionais de Enfermagem. Constatou-se mais assertividade após a intervenção educativa, principalmente na questão que versa sobre o uso da técnica asséptica para esvaziamento da bolsa coletora (p=0,021). As análises de correlação no préteste revelaram que o maior número de erros não esteve correlacionado a qualquer das variáveis sociodemográficas. Contudo, no pós-teste, identificou-se correlação significativa entre o número de erros com a idade dos profissionais (rho=0,340; p=0,015); tempo de formação dos profissionais (rho= 0,414; p=0,004); e tempo de atuação na unidade (rho=0,428; p=0,004). O resultado sinaliza, portanto, que profissionais com idades mais elevadas, mais tempo de profissão e de atuação na unidade tiveram menos aproveitamento da intervenção educativa, apresentando maior número de erros. A intervenção educativa usando a estratégia da simulação clínica possibilitou incremento no conhecimento dos participantes, podendo ser utilizado para a educação permanente, melhorando a qualidade da assistência
Abstract: Objective: This study aimed to analyze the repercussion of an educational intervention on the theoretical knowledge of the Nursing team regarding the use of external ventricular drains in Pediatrics. This is an uncontrolled intervention study, with a before and after study design. Method: A pre- and post-test was applied to collect information on the nurses’ knowledge regarding the care of pediatric patients with external ventricular drains. Between the pre- and post-test, an educational intervention was performed using clinical simulation as a teaching strategy. 41 nursing professionals participated in the study. The professionals were more assertive after the educational intervention, especially regarding the use of an aseptic technique for emptying the collection bag (p=0.021). Correlation analyses in the pre-test revealed that the greatest number of errors was not correlated to any of the socio-demographic variables. However, in the post-test, a significant correlation was identified between the number of errors and the participants’ age (rho=0.340; p=0.015); years since graduation (rho=0.414; p=0.004); and years of professional experience in the unit (rho=0.428; p=0.004). Therefore, the result shows that older professionals, with more years of professional experience in the unit did not take that much advantage of the educational intervention, presenting greater number of errors. The educational intervention using the clinical simulation strategy enabled an increase in the knowledge of the participants, and can be used in continuing education, improving assistance quality.
Subject: Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Pediátrica
Ventriculostomia
Derivações do Líquido Cefalorraquidiano
Educação Continuada
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66834
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622019000100236&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Mineira de Enfermagem
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.