Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/66895
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Musicalização infantil e ensino remoto emergencial: formação de professores de música em projeto de extensão
Título(s) alternativo(s): Early childhood music and movement and emergency remote teaching: music teacher training in extension project
Autor(es): Angelita Maria Vander Broock Schultz
Ana Cecília Ferreira
Gabriel Formagio
Silene Leão
Vinicius Carlos Pereira
Resumen: Desde março de 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19 e do distanciamento social, professores de diferentes níveis e contextos tiveram que reinventar suas práticas pedagógicas e se adequar ao Ensino Remoto Emergencial. Assim também ocorreu com as aulas de musicalização infantil do Centro de Musicalização Integrado (CMI), um órgão complementar da Escola de Música da UFMG que oferece aulas de música para a comunidade através de projetos de extensão. Foi necessário readequar toda a estrutura da instituição para o modo on-line e surgiu a necessidade da realização de um estudo sistematizado com os objetivos de compreender como as aulas de música on-line foram recebidas pelas famílias dos alunos e contribuir com a formação de professores estagiários de musicalização infantil para o formato on-line. Foi realizada, então, uma pesquisa-ação, a partir das aulas de 4 turmas de musicalização infantil, com a participação de 40 famílias voluntárias nas aulas virtuais no CMI durante 8 semanas, de maio a julho de 2021, ministradas por estagiários. A partir dos resultados foi possível afirmar que as aulas de musicalização infantil por meio do Ensino Remoto Emergencial suscitaram trocas de experiências e alternativas de soluções práticas e criativas para esse formato de aula. Assim, mesmo diante de tantas limitações, podemos considerar que as aulas de musicalização infantil on-line foram eficientes e provocaram transformações positivas, tanto nos estagiários quanto nos alunos.
Abstract: Since March 2020, with the arrival of the COVID-19 pandemic and social distancing, teachers of different levels and contexts have had to reinvent their pedagogical practices and adapt toEmergency Remote Teaching. This was also the case with the early chidhood music and movement classes at the Centro de Musicalização Integrado (CMI), a complementary organ of the School of Music of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), that offersmusic classes to the community through extension projects. Thus, it was necessary to readjust the entire structure of the institution to the on-line mode and the need arose to carry out a study system with the objectives of understanding how the classes were being received by the families and to contribute to the training of music teachers to on-line format. An action research was then carried out, from the classes of 4 groups of children's musicalization, with the participation of 40 volunteer families inthe virtual classes at CMI during 8, from May to July 2021, taught by interns. From the results of the reseach it was possible to affirm that the music classes for children through Emergency Remote Teaching aroused exchanges of experiences and alternatives of practical solutions. Thus, even in front of the limitations, we can consider that the on-line children's music classes were efficient and provoked positive transformations, as much as the teachers and the children and families.
Asunto: Música - Instrução e estudo
Ensino à distância
COVID-19 Pandemia, 2020
Extensão universitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66895
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28479
metadata.dc.relation.ispartof: Diálogos Sonoros
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Musicalização infantil e ensino remoto emergencial_ formação de professores de música em projeto de extensão.pdf343.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.