Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/66896
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Musicalização infantil online: conexões e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Online music education for children: connections and challenges Educación musical infantil online: conexiones y desafíos |
Autor(es): | Angelita Maria Vander Broock Schultz |
Resumen: | Desde março de 2020, com o chegada da pandemia de COVID-19 e do distanciamento social, professores de diferentes níveis e contextos tiveram que reinventar suas práticas pedagógicas e se adequar ao Ensino Remoto Emergencial. Portanto, o objetivo deste artigo é refletir sobre este cenário e relatar a experiência com as aulas de musicalização infantil, neste caso para crianças de 6 meses a 6 anos, no Centro de Musicalização Integrado (CMI) da Universidade Federal de Minas Gerais, que atua com atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e oferece aulas de música para a comunidade, funcionando também como um laboratório-escola e um espaço para a formação de professores. Assim, este trabalho se propõe a apontar os desafios das aulas remotas, as reflexões, as estratégias e o processo de formação dos estagiários que têm atuado neste contexto. A partir dos resultados e reflexões sobre as aulas dadas é possível afirmar que, apesar de existirem muitos desafios e limitações, os estagiários têm buscado soluções criativas, de forma engajada, reflexiva e colaborativa e, de maneira geral, as crianças e famílias têm aproveitado as aulas de maneiras muito divertidas e criativas. |
Abstract: | Since March 2020, with the arrival of the COVID-19 pandemic and social distancing, teachers from different levels and contexts had to reinvent their pedagogical practices and adapt them to Emergency Remote Teaching. Therefore, the purpose of this article is to reflect on this scenario and report the experience with children's music classes, in this case for children aged 6 months to 6 years, at the Integrated Musicalization Center (CMI) of the Federal University of Minas Gerais, which operates with Teaching, Research and Outreach activities and offers music classes for the community, also functioning as a laboratory-school and a space for teacher training. Thus, this work aims to point out the challenges of remote classes, reflections, strategies and the training process of teacher-trainees who have worked in this context. From the results and reflections on the classes given, it is possible to say that, despite there are many challenges and limitations, the interns have sought creative solutions, in an engaged, reflective and collaborative way and, in general, children and families have taken advantage of the lessons in very fun and creative ways. |
Asunto: | Música - Instrução e estudo Ensino a distância COVID-19 Pandemia, 2020 Formação de professores Centro de Musicalização Infantil da Escola de Música da UFMG |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/66896 |
Fecha del documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7789 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista del Instituto latinoamericano de Estudios sobre la Infancia |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Musicalização infantil online_ conexões e desafios .pdf | 158.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.