Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/66975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eduardo Soares Neves Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7850071241571907 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucianno Ferreira Gatti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Isabela Ferreira de Pinho | pt_BR |
dc.creator | Paula Coelho Barroso Magalhães | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8754424423386457 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T17:02:35Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T17:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/66975 | - |
dc.description.abstract | This work sets out to investigate erotic-feminine images throughout the transformations of Walter Benjamin's thought. It is clear that the image occupies an important and sui generis status in his work, but not so much how it is associated with the figures of eroticism, women and the feminine. How does Benjamin see women? How do they fit into his thinking as a whole and, moreover, how do they transform his thinking, once this possibility is assumed? In the first chapter, we address the problem of the image in general, which is in line with the idea of untimely, anachronistic temporality. In the second, we look at the erotic-feminine images of women in relation to language and theology, based on the dialog explored by Benjamin between Sappho and her friends. In the third, we look at these images in relation to the main Marxian categories, especially commodity and labor, starting with the "conquest" of virility by women in modern times. The lesbian and the prostitute are constant central figures throughout the author's texts, but they are approached from different points of view according to their phases of thought, a change that marks the distinction between the last two chapters of this work. These images oscillate between hell and utopia: they are voiceless listeners who lead the speaker into the abyss of their own history, and they are heroines of modernity who redeem the whole of humanity. In the end, we conclude that the dialectic present in the way Benjamin thinks about women and the feminine is reflected in speech and listening, past and present, street and home, commodity and human. Therefore, on the one hand, there are reifications and, on the other, prodigious ambiguities on this subject. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação se propõe a investigar as imagens erótico-femininas ao longo das transformações do pensamento de Walter Benjamin. Que a imagem ocupe estatuto importante e sui generis em sua obra, está claro, porém como ela se associa às figuras do erotismo, das mulheres e do feminino, nem tanto. Como Benjamin enxerga as mulheres? Como elas se inserem no conjunto de seu pensamento e, além disso, como elas transformam o seu pensamento, uma vez que se assume essa possibilidade? No primeiro capítulo, abordamos o problema da imagem em geral, que se coaduna com a ideia de temporalidade intempestiva, anacrônica. No segundo, abordamos as imagens erótico-femininas das mulheres em relação com a linguagem e a teologia, a partir do diálogo explorado por Benjamin entre Safo e suas amigas. No terceiro, abordamos tais imagens em relação às categorias marxianas principais, sobretudo mercadoria e trabalho, a partir da “conquista” da virilidade por parte das mulheres nos tempos modernos. A lésbica e a prostituta são figuras centrais constantes ao longo dos textos do autor, porém abordadas sob pontos de vista distintos conforme suas fases de pensamento, mudança essa que marca a distinção entre os dois últimos capítulos do presente trabalho. Ora ouvintes sem voz e sem presente que conduzem o falante pelo abismo de sua própria história, ora heroínas da modernidade que redimem a humanidade inteira, essas imagens oscilam entre inferno e utopia. Ao final, concluímos que a dialeticidade presente no modo como Benjamin pensa o feminino e a mulher se reflete em fala e escuta, passado e presente, rua e casa, mercadoria e humano. Portanto, restam, de um lado, reificações, e, de outro, ambiguidades prodigiosas no tocante a esse tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Erotismo | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Erotismo - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Feminismo - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Benjamin, Walter, 1892-1940 | pt_BR |
dc.title | Da ouvinte sem voz à mercadoria corporificada : imagem, mulher e feminino em Walter Benjamin | pt_BR |
dc.title.alternative | From the voiceless listener to the embodied commodity : image, woman and feminine in Walter Benjamin | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3907-0036 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paula Magalhães - Dissertação 2.pdf | 868.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License