Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo Soares Neves Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850071241571907pt_BR
dc.contributor.referee1Lucianno Ferreira Gattipt_BR
dc.contributor.referee2Isabela Ferreira de Pinhopt_BR
dc.creatorPaula Coelho Barroso Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8754424423386457pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T17:02:35Z-
dc.date.available2024-04-09T17:02:35Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/66975-
dc.description.abstractThis work sets out to investigate erotic-feminine images throughout the transformations of Walter Benjamin's thought. It is clear that the image occupies an important and sui generis status in his work, but not so much how it is associated with the figures of eroticism, women and the feminine. How does Benjamin see women? How do they fit into his thinking as a whole and, moreover, how do they transform his thinking, once this possibility is assumed? In the first chapter, we address the problem of the image in general, which is in line with the idea of untimely, anachronistic temporality. In the second, we look at the erotic-feminine images of women in relation to language and theology, based on the dialog explored by Benjamin between Sappho and her friends. In the third, we look at these images in relation to the main Marxian categories, especially commodity and labor, starting with the "conquest" of virility by women in modern times. The lesbian and the prostitute are constant central figures throughout the author's texts, but they are approached from different points of view according to their phases of thought, a change that marks the distinction between the last two chapters of this work. These images oscillate between hell and utopia: they are voiceless listeners who lead the speaker into the abyss of their own history, and they are heroines of modernity who redeem the whole of humanity. In the end, we conclude that the dialectic present in the way Benjamin thinks about women and the feminine is reflected in speech and listening, past and present, street and home, commodity and human. Therefore, on the one hand, there are reifications and, on the other, prodigious ambiguities on this subject.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a investigar as imagens erótico-femininas ao longo das transformações do pensamento de Walter Benjamin. Que a imagem ocupe estatuto importante e sui generis em sua obra, está claro, porém como ela se associa às figuras do erotismo, das mulheres e do feminino, nem tanto. Como Benjamin enxerga as mulheres? Como elas se inserem no conjunto de seu pensamento e, além disso, como elas transformam o seu pensamento, uma vez que se assume essa possibilidade? No primeiro capítulo, abordamos o problema da imagem em geral, que se coaduna com a ideia de temporalidade intempestiva, anacrônica. No segundo, abordamos as imagens erótico-femininas das mulheres em relação com a linguagem e a teologia, a partir do diálogo explorado por Benjamin entre Safo e suas amigas. No terceiro, abordamos tais imagens em relação às categorias marxianas principais, sobretudo mercadoria e trabalho, a partir da “conquista” da virilidade por parte das mulheres nos tempos modernos. A lésbica e a prostituta são figuras centrais constantes ao longo dos textos do autor, porém abordadas sob pontos de vista distintos conforme suas fases de pensamento, mudança essa que marca a distinção entre os dois últimos capítulos do presente trabalho. Ora ouvintes sem voz e sem presente que conduzem o falante pelo abismo de sua própria história, ora heroínas da modernidade que redimem a humanidade inteira, essas imagens oscilam entre inferno e utopia. Ao final, concluímos que a dialeticidade presente no modo como Benjamin pensa o feminino e a mulher se reflete em fala e escuta, passado e presente, rua e casa, mercadoria e humano. Portanto, restam, de um lado, reificações, e, de outro, ambiguidades prodigiosas no tocante a esse tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherErotismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherFeminismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherBenjamin, Walter, 1892-1940pt_BR
dc.titleDa ouvinte sem voz à mercadoria corporificada : imagem, mulher e feminino em Walter Benjaminpt_BR
dc.title.alternativeFrom the voiceless listener to the embodied commodity : image, woman and feminine in Walter Benjaminpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3907-0036pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Magalhães - Dissertação 2.pdf868.39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons