Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/66981
Tipo: Dissertação
Título: As mulheres que falam do futebol de mulheres : uma análise de projetos de mídia esportiva alternativa brasileiros
Autor(es): Flaviane Rodrigues Eugênio
primer Tutor: Ana Carolina Soares Costa Vimieiro
primer miembro del tribunal : Tatiane Hilgemberg Figueiredo
Segundo miembro del tribunal: Soraya Maria Bernardino Barreto Januário
Resumen: Esta dissertação analisa projetos de mídia esportiva alternativa, produzidos por mulheres e que se dedicam a cobrir o futebol de mulheres no Brasil. Partimos de um diagnóstico que grande parte da literatura sobre mídia esportiva foca na análise da cobertura do futebol masculino e em veículos de mídia tradicionais (FORTES, 2011; 2014). Mesmo os trabalhos que se dedicam a explorar a cobertura do futebol de mulheres não costumam se dedicar a projetos alternativos e analisam relatos jornalísticos da mídia hegemônica que são, também, produzidos em sua maioria por homens (SALVINI & MARCH JR, 2013a, 2013b, 2013c; FERRETI ET AL, 2011; VON MUHLEN & GOELLNER, 2012). Já a literatura que analisa projetos de mídia alternativa, tocados por torcedores também têm focado em iniciativas lideradas ou compostas em sua maior parte por torcedores homens e que tem foco no futebol masculino (VIMIEIRO, 2014). Nesse sentido, este projeto busca preencher algumas lacunas, particularmente a falta de pesquisas sobre mídias esportivas alternativas com cobertura dedicada ao futebol de mulheres e produzidas por mulheres. Nesta análise objetivou-se compreender como são os projetos produzidos, quais são suas características, como os domínios de poder e, consequentemente, a interseccionalidade emergem. A fim de responder os questionamentos propostos, um mapeamento de iniciativas feitas por mulheres e sobre o futebol de mulheres foi realizado. A partir disso, selecionamos iniciativas que contemplassem todos os requisitos propostos, chegando a um total de 48 iniciativas. Após a seleção, que foi realizada a partir do Instagram, uma primeira etapa de análise, quantitativa, a respeito das iniciativas foi feito. Depois, uma segunda etapa foi realizada, ainda quantitativo, somente com as iniciativas que possuem blogs, totalizando 1.116 notícias analisadas, com categorias como cobertura, esporte, modalidade, domínios de poder e interseccionalidade. Por fim, houve uma última etapa, que se consistiu em uma análise qualitativa com foco em como a interseccionalidade e os domínios de poder emergiram nas iniciativas. Como resultado, ficou evidente que as iniciativas são diversas e utilizam-se de diversas mídias sociais para comunicar sobre a modalidade feminina. E os blogs escritos pelas mulheres possuem diversas especificidades. Além disso, os domínios de poder e a interseccionalidade não são acionados recorrentemente nas iniciativas que analisamos. Quando emergiram o principal domínio é o estrutural, através de reflexões sobre a estrutura da modalidade feminina. Já a interseccionalidade emergem, principalmente, por meio de figuras importantes da modalidade, como Cristiane, Formiga e Marta.
Asunto: Comunicação - Teses
Futebol - Teses
Mulheres - Teses
Interseccionalidade (Sociologia) - Teses
Jornalismo esportivo - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/66981
Fecha del documento: 10-nov-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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