Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Carolina Soares Costa Vimieiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370680932684640pt_BR
dc.contributor.referee1Tatiane Hilgemberg Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Soraya Maria Bernardino Barreto Januáriopt_BR
dc.creatorFlaviane Rodrigues Eugêniopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0934089716261682pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T19:21:37Z-
dc.date.available2024-04-09T19:21:37Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/66981-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa projetos de mídia esportiva alternativa, produzidos por mulheres e que se dedicam a cobrir o futebol de mulheres no Brasil. Partimos de um diagnóstico que grande parte da literatura sobre mídia esportiva foca na análise da cobertura do futebol masculino e em veículos de mídia tradicionais (FORTES, 2011; 2014). Mesmo os trabalhos que se dedicam a explorar a cobertura do futebol de mulheres não costumam se dedicar a projetos alternativos e analisam relatos jornalísticos da mídia hegemônica que são, também, produzidos em sua maioria por homens (SALVINI & MARCH JR, 2013a, 2013b, 2013c; FERRETI ET AL, 2011; VON MUHLEN & GOELLNER, 2012). Já a literatura que analisa projetos de mídia alternativa, tocados por torcedores também têm focado em iniciativas lideradas ou compostas em sua maior parte por torcedores homens e que tem foco no futebol masculino (VIMIEIRO, 2014). Nesse sentido, este projeto busca preencher algumas lacunas, particularmente a falta de pesquisas sobre mídias esportivas alternativas com cobertura dedicada ao futebol de mulheres e produzidas por mulheres. Nesta análise objetivou-se compreender como são os projetos produzidos, quais são suas características, como os domínios de poder e, consequentemente, a interseccionalidade emergem. A fim de responder os questionamentos propostos, um mapeamento de iniciativas feitas por mulheres e sobre o futebol de mulheres foi realizado. A partir disso, selecionamos iniciativas que contemplassem todos os requisitos propostos, chegando a um total de 48 iniciativas. Após a seleção, que foi realizada a partir do Instagram, uma primeira etapa de análise, quantitativa, a respeito das iniciativas foi feito. Depois, uma segunda etapa foi realizada, ainda quantitativo, somente com as iniciativas que possuem blogs, totalizando 1.116 notícias analisadas, com categorias como cobertura, esporte, modalidade, domínios de poder e interseccionalidade. Por fim, houve uma última etapa, que se consistiu em uma análise qualitativa com foco em como a interseccionalidade e os domínios de poder emergiram nas iniciativas. Como resultado, ficou evidente que as iniciativas são diversas e utilizam-se de diversas mídias sociais para comunicar sobre a modalidade feminina. E os blogs escritos pelas mulheres possuem diversas especificidades. Além disso, os domínios de poder e a interseccionalidade não são acionados recorrentemente nas iniciativas que analisamos. Quando emergiram o principal domínio é o estrutural, através de reflexões sobre a estrutura da modalidade feminina. Já a interseccionalidade emergem, principalmente, por meio de figuras importantes da modalidade, como Cristiane, Formiga e Marta.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFutebol de mulherespt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectDomínios de poderpt_BR
dc.subjectIniciativas de mídiapt_BR
dc.subjectJornalismo esportivo.pt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherFutebol - Tesespt_BR
dc.subject.otherMulheres - Tesespt_BR
dc.subject.otherInterseccionalidade (Sociologia) - Tesespt_BR
dc.subject.otherJornalismo esportivo - Tesespt_BR
dc.titleAs mulheres que falam do futebol de mulheres : uma análise de projetos de mídia esportiva alternativa brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO VERSÃO PARA IMPRESSÃO- FLAVIANE RODRIGUES EUGÊNIO.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons