Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gláucio Ferreira Maciel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289958251519616pt_BR
dc.contributor.referee1Cássio Azevedo Fontenellept_BR
dc.creatorLuciano Fábio Marques de Britopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T13:33:04Z-
dc.date.available2024-04-12T13:33:04Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/67122-
dc.description.abstractBased on Res. TJMG nº 1055/2023 of the Court of Justice of Minas Gerais, published on September 21, 2023, which provides for the creation, structure, organization and operation of the Secretariat for Electronic Processes and Process Centers Electronics in the Court of First Instance of the Judiciary of the State of Minas Gerais, the clear intention of the Court in using the innovative management model of the “Notary of the Future” was diagnosed, aiming to increase productivity, modernization, strengthening and simplification of the relationship between public authorities and society, through the offering of digital, accessible, standardized and efficient services. In view of this diagnosis, research was carried out aimed at supporting the formulation of a System Design proposal for the creation and development of the Electronic Processes Center (CPE), with a civil specialty, at the Court of Justice of Minas Gerais, aiming to encompass and serve the 36 Belo Horizonte Civil Courts. The research was carried out with an analysis of the “Judicial Strategy” Plan, which was created for the period 2021/2026 and aims to improve management for continuous improvement and concentration of efforts in order to maximize the results of judicial provision. in a humanized way, with quality, efficiency and promptness. A bibliographic review was also carried out to address concepts on how to reformulate notary techniques, materials and people management, combined with standardization, uniformization and parameterization, developed with the aim of reducing process processing time, reducing congestion rate of judicial acts and achieve higher rates of procedural discharge. The design demonstrates to everyone involved how the application of Resolution no. 1055/2023 will bring changes in order to increase the workforce and boost procedural speed and, especially, to Magistrates, such as the change to the CPE allows you to concentrate your efforts on orders, decisions, sentences, hearings and other decision-making activities. The study presents how the increase in performance gains, quality of work and appreciation of those involved can encourage the conviction of leaders of the 36 Civil Courts of Belo Horizonte to participate in the draft implementation and development project of the Civil Electronic Process Center for your success. As a result, this work presents the core structure for the creation and expansion of the Civil Electronic Processes Center (CPE) of Belo Horizonte, with the design formulation to encourage the adhesion of the Courts, training and preparation of those involved in the change, organization of the physical space, definition of action skills between the Central Office and Notary Offices/Clerks, with a proposal for joint development of flow and work models to better utilize the workforce, specialization in carrying out tasks and maximizing results.pt_BR
dc.description.resumoCom base na Res. TJMG nº 1055/2023 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, publicada em 21 de setembro de 2023, que dispõe sobre a criação, a estrutura, a organização e o funcionamento da Secretaria de Processos Eletrônicos e das Centrais de Processos Eletrônicos na Justiça de Primeira Instância do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, diagnosticou-se a clara intenção do Tribunal na utilização do modelo de gestão inovadora do “Cartório do Futuro”, mirando o aumento da produtividade, a modernização, o fortalecimento e a simplificação da relação do poder público com a sociedade, mediante a oferta de serviços digitais, acessíveis, padronizados e eficientes. Diante desse diagnóstico, realizou-se pesquisa voltada a subsidiar a formulação de proposta de Design de Sistema para a criação e desenvolvimento da Central de Processos Eletrônicos-CPE, com especialidade cível, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, visando englobar e atender às 36 Varas Cíveis de Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada com análise do Plano de “Estratégia do Judiciário”, que criado para o período de 2021/2026, tem como objetivo o aperfeiçoamento da gestão para a melhoria contínua e a concentração de esforços a fim de maximizar os resultados da prestação jurisdicional, de forma humanizada, com qualidade, eficiência e presteza. Também foi realizada revisão bibliográfica que endereçam conceitos sobre como se pode realizar a reformulação das técnicas cartorárias, da gestão de materiais e de pessoas, aliadas à padronização, uniformização e parametrização, desenvolvidas com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação dos processos, diminuir a taxa de congestionamento dos atos judiciais e atingir maiores taxas de baixa processual. O design demonstra a todos os envolvidos como a aplicação da Resolução nº 1055/2023 trará mudanças de forma a incrementar a força de trabalho e impulsionar a celeridade processual e, especialmente, aos(às) Magistrados(as) como a mudança para o modelo da CPE propicia a concentração de seus esforços nos despachos, decisões, sentenças, audiências e demais atividades decisórias. O estudo apresenta como o aumento dos ganhos de desempenho, da qualidade do trabalho e da valorização dos envolvidos podem fomentar o convencimento dos líderes das 36 Varas Cíveis de Belo Horizonte a participar do esboço do projeto de implantação e desenvolvimento da Central de Processos Eletrônicos cível para seu sucesso. Como resultado, este trabalho apresenta a estrutura medular para criação e expansão da Central de Processos Eletrônicos (CPE) cível de Belo Horizonte, com a formulação de design para encorajar a adesão das Varas, treinamento e preparação dos envolvidos na mudança, organização do espaço físico, definição das competências de atuação entre a Central e os Cartórios/Escrivanias, com proposta de elaboração conjunta de fluxo e modelos de trabalho para melhor aproveitamento da força de trabalho, especialização na execução das tarefas e maximização dos resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIREITO - FACULDADE DE DIREITOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Design de Sistemas Aplicado à Resolução de Conflitos e Gestão Processualpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão inovadorapt_BR
dc.subjectProcesso eletrônicopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectCentral de Processos Eletrônicospt_BR
dc.subject.otherAdministração públicapt_BR
dc.subject.otherProcessos - Automaçãopt_BR
dc.subject.otherAção judicial - Inovações tecnológicas - Belo Horizontept_BR
dc.titleDesign de sistema para criar e expandir a central de processos eletrônicos cíveis em Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeSystem design to create and expand the civil electronic process center in Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Design de Sistemas Aplicado à Resolução de Conflitos e Gestão Processual



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.