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dc.contributor.advisor1Luiz Antônio dos Prazerespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840148993317983pt_BR
dc.creatorLevi Rosa de Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6582271314087020pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T23:01:48Z-
dc.date.available2024-04-12T23:01:48Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/67145-
dc.description.abstractThis work is a teaching proposal aimed at the development of reading skills ocused on opinion piece genre. Its starting point are the Portuguese teaching guidelines from the National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais) (PCN,1998), from Minas Gerais Common Core Standards (Conteúdo Básico Comum do Estado de Minas Gerais) (CBC,2006) and from the National Curriculum Standards (Base Nacional Comum Curricular) (BNCC, 2017), which, as long as reading is concerned, regulate that pedagogical activities should promote reading skills development and should also enable students to comprehend social practices through language use and reflection. According to these documents, reading cannot be seen as a mere word decoding, as it implies an interaction from which the reader actively conveys the given message through both linguistic and extralinguistic elements. Besides the reading concepts from the official documents, this work also brings some reflections on the work at schools with argumentative genres and on reading practices from the textbook. From these considerations, a pedagogic intervention was concocted and conducted with a middle school ninth grade group from Colégio Tiradentes da Polícia Militar - Gameleira, based on the didactic sequence by Dolz e Schneuwly et al. (2004). First, a reading activity was proposed in order to diagnose the subjects solidified reading skills, this activity helped elaborating and conducting the following activities; finally, as a final production, the subjects produced a short video presenting their understanding and evaluation of na opinion piece previously read. Through a process evaluation, it was possible to realize that this work activities helped the students better understand the communicative goal of an opinion piece and its basic characteristics. The students could also practice argumentation and empathy development by respectfully listening to their peers opinions.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste numa proposta de ensino voltada para o desenvolvimento de habilidades de leitura do gênero textual artigo de opinião. Tem como ponto de partida as orientações para o ensino de Língua Portuguesa contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN,1998), no Conteúdo Básico Comum do Estado de Minas Gerais (CBC, 2006) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), os quais, no que tange à leitura, determinam que as atividades pedagógicas devem buscar desenvolver habilidades leitoras que capacitem o discente a compreender as práticas sociais por meio do uso e da reflexão sobre a língua e a linguagem. Segundo esses documentos, a leitura não pode ser vista como mera decodificação de palavras, já que pressupõe uma interação a partir da qual o leitor constrói ativamente os significados veiculados não só por elementos linguísticos, mas também por elementos extralinguísticos. Além das concepções de leitura presentes nos documentos oficiais, o presente trabalho traz algumas reflexões sobre o trabalho com gêneros argumentativos na escola e sobre práticas de leitura na escola e no livro didático. A partir dessas considerações, foi elaborado e aplicado um trabalho de intervenção pedagógica com uma turma do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade Gameleira, cujo modelo se baseou na sequência didática dos autores DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. et al. (2004). Primeiramente, aplicou-se uma atividade de leitura para diagnosticar as habilidades leitoras já consolidadas pelos participantes da pesquisa, a qual serviu de base para a elaboração e realização das atividades realizadas; por fim, como produção final, os participantes produziram um pequeno vídeo no qual expuseram a sua compreensão e avaliação de um artigo de opinião lido por eles. Por meio de uma avaliação processual, percebemos que as atividades deste trabalho contribuíram para que os alunos compreendessem melhor a finalidade comunicativa inerente aos artigos de opinião, bem como as suas características mais básicas. Os alunos puderam, ainda, praticar a argumentação e desenvolver a empatia por meio da escuta respeitosa aos pontos de vista dos colegas de turma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectArtigo de Opiniãopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.titleEstratégias de leitura na compreensão de artigos de opiniãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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