Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/67489
Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades para o ensino de leitura e escrita para pessoas idosas no Ensino Fundamental II - CESEC
Título(s) alternativo(s): Possibilities for teaching reading and writing for elderly people in Elementary Education II - CESEC
Autor(es): Alysson Faria Fialho
primer Tutor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
primer miembro del tribunal : Leiva de Figueiredo Viana Leal
Segundo miembro del tribunal: Michelle Nogueira Lara Prado
Resumen: Motivado pelas vivências que tenho na EJA (Educação de Jovens e adultos) e pelo desejo de contribuir para a ampliação da pesquisa acadêmica envolvendo o público idoso, especificamente, tenho como objetivo, nesta dissertação, a proposição de oficinas que possam melhorar a proficiência em leitura e escrita dos alunos da EJA no ensino fundamental II – 6º ao 9º ano, mais especificamente na modalidade semipresencial do CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada). Tal proposta visa refletir sobre as possibilidades de aprendizagem da pessoa idosa e sugerir práticas que levem os estudantes idosos a desenvolverem suas capacidades de escrita, exercitando-as, primeiramente, com práticas de leitura protocolada, realizando comandos que requerem inferências textuais, com compreensão da estrutura de textos e, posteriormente, investindo em técnicas de produção de textos (inicialmente, com atividades de escrita simples e, na produção final, a redação de um texto no gênero “relato pessoal”), com a finalidade de diminuir suas possíveis dificuldades e melhorar a qualidade de sua escrita. O arcabouço teórico dessa dissertação foi composto por Freire (1989; 1991; 1996), Soares (2004, 2006, 2020); Patto (2008); Alheit & Dausien (2006); Yuni & Urbano (2009) e Knowles (1970) – em estudos sobre a EJA e sobre as possibilidades de aprendizagem para adultos e idosos; e BAKHTIN (2000); Solé (1998); Kleiman (1992, 2002 e 2013); e Leal (2000, 2018) – em estudos sobre estratégias e protocolos de leitura e escrita.
Abstract: Motivated by the experiences I have in EJA (youth and adult education) and for the desire to contribute to the expansion of academic research involving the elderly public, specifically, I have as objective in this dissertation the proposition of workshops that can improve the reading and writing proficiency of elderly students from in elementary school II - 6th to 9th grade, more specifically in the “blended learning” teaching modality of CESEC (State Center for Continuing Education). This proposal aims to reflect on the learning possibilities of the elderly and suggest practices that lead older students to develop their writing abilities, exercising them, primarily, with protocol reading practices, performing commands that require textual inferences, with understanding of the structure of texts and, posteriorly, investing in text production techniques (initially, with simple writing activities and, in the final production, writing a text in the genre “personal report”), in order to reduce their possible difficulties and improve the quality of their writing. The theoretical framework of this dissertation was composed by Freire, Soares, Patto, Alheit & Dausien; Yuni & Urbano and Knowles (1970) – in research on EJA and about learning possibilities for adults and the elderly; and Bakhtin, Solé, Kleiman, and Leal – in research about reading and writing strategies and protocols.
Asunto: Leitura para idosos
Escrita para idosos
Ensino fundamental II
Educação adultos Cesec
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67489
Fecha del documento: 8-mar-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.