Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67681
Tipo: Artigo de Evento
Título: Introdução de aspectos de natureza da ciência a partir de um filme
Título(s) alternativo(s): A inserção e discussão de aspectos de natureza da ciência em sala de aula a partir de uma atividade baseada em filme
Autor(es): Ellen Catharina Ponciano Siqueira
Monique Aline Ribeiro Dos Santos
Roberta Guimarães Corrêa
Resumo: É consensual que a introdução de aspectos de Natureza da Ciência (NdC), de maneira contextualizada e explícita, pode favorecer aos estudantes uma compreensão mais ampla sobre Ciências. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar partes de uma atividade para introduzir aspectos de NdC a partir do uso de filmes em sala de aula. Para isso, utilizamos recortes do filme O Menino que Descobriu o Vento e as situações que estes representam sob a perspectiva da segunda versão do Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências. Além dos recortes, a atividade é constituída de síntese das cenas, pontos para discussão, comentários para o professor e aspectos de NdC que podem ser expressos no desenvolvimento da atividade. Portanto, ao apresentarmos o uso de filmes como estratégia de ensino para introduzir aspectos NdC, vislumbramos contribuir para promoção e alcance da alfabetização científica.
Assunto: Filme cinematográfico
Pesquisa - Metodologia
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67681
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/eneqpe2020/240961-a-insercao-e-discussao-de-aspectos-de-natureza-da-ciencia-em-sala-de-aula-a-partir-de-uma-atividade-baseada-em-fi/
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Ensino de Química
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.