Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/67681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ellen Catharina Ponciano Siqueira | pt_BR |
dc.creator | Monique Aline Ribeiro Dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Roberta Guimarães Corrêa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T12:06:11Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T12:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.issue | 20 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786559412327 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/67681 | - |
dc.description.resumo | É consensual que a introdução de aspectos de Natureza da Ciência (NdC), de maneira contextualizada e explícita, pode favorecer aos estudantes uma compreensão mais ampla sobre Ciências. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar partes de uma atividade para introduzir aspectos de NdC a partir do uso de filmes em sala de aula. Para isso, utilizamos recortes do filme O Menino que Descobriu o Vento e as situações que estes representam sob a perspectiva da segunda versão do Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências. Além dos recortes, a atividade é constituída de síntese das cenas, pontos para discussão, comentários para o professor e aspectos de NdC que podem ser expressos no desenvolvimento da atividade. Portanto, ao apresentarmos o uso de filmes como estratégia de ensino para introduzir aspectos NdC, vislumbramos contribuir para promoção e alcance da alfabetização científica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Ensino de Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Natureza da ciência | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta teórico-metodológica | pt_BR |
dc.subject.other | Filme cinematográfico | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa - Metodologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Didática | pt_BR |
dc.title | Introdução de aspectos de natureza da ciência a partir de um filme | pt_BR |
dc.title.alternative | A inserção e discussão de aspectos de natureza da ciência em sala de aula a partir de uma atividade baseada em filme | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.even3.com.br/anais/eneqpe2020/240961-a-insercao-e-discussao-de-aspectos-de-natureza-da-ciencia-em-sala-de-aula-a-partir-de-uma-atividade-baseada-em-fi/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2059-8658 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6042-0312 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4720-5401 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a inserção e discussão de aspectos de natureza da ciência em sala de aula a partir de uma atividade baseada em filme (1).pdf | 156.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.