Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67683
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Promovendo o envolvimento e a aprendizagem de estudantes no ensino superior: uma experiência com a escrita científica na disciplina de química inorgânica
Título(s) alternativo(s): Promoting student engagement and learning in higher education: an experience with scientific writing in the inorganic chemistry course
Autor(es): Gilson de Freitas Silva
Roberta Guimarães Corrêa
Ana Luiza de Quadros
Resumo: O aluno que acaba de ingressar no ensino superior se depara com um conhecimento químico que recebe um tratamento muito mais profundo quando comparado ao ensino médio de modo que nem sempre consegue construir significados para esse conhecimento. Para auxiliar nessa construção de significados, analisamos uma experiência em que alunos de um curso de Química Inorgânica foram convidados a produzir um texto a partir da leitura de um texto de divulgação científica e a participar do processo de avaliação dos textos de seus colegas. Observamos um bom envolvimento com a atividade e a construção de relações entre o tema em questão e os conteúdos desenvolvidos na disciplina, o que contribuiu para melhorar o desempenho da turma. Defendemos que o envolvimento com a escrita criativa de textos científicos deve ser incentivado ao longo de todo o curso de graduação.
Abstract: The student who has just entered higher education is faced with chemical knowledge that receives a much deeper treatment when compared to high school so that he is not always able to construct meanings for this knowledge. To help in this construction of meanings, we analyzed an experience in which students of an Inorganic Chemistry course were asked to produce a text based on the reading of a scientific divulgation text and to participate in the evaluation process of their colleagues’ texts. We observed a good involvement with the activity and the construction of relationships between the topic in question and the contents developed in the discipline, what contributed to improve the performance of the class. We argue that the involvement with creative writing of scientific texts should be encouraged throughout the entire undergraduate course.
Assunto: Análise do discurso
Química inorgânica
Redação acadêmica
Aprendizagem baseada na pesquisa
Material didatico - Metodologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170854
URI: http://hdl.handle.net/1843/67683
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/qn/a/dySxj3NkGdBKZhZ8NgvhHQN
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Promovendo o envolvimento e a aprendizagem de estudantes no ensino superior (1).pdf210.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.