Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67684
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de Aquacultura
Título(s) alternativo(s): I just want to raise fish! The construction of meanings for chemical concepts in an Aquaculture course
Autor(es): Ana Luiza de Quadros
Dalva Ester da Costa Ferreira
Roberta Guimarães Corrêa
Resumo: A partir de perspectivas construtivistas, a aprendizagem implica na busca pelo significado das “coisas”. Aprender Química na sala de aula, portanto, remete à construção de significados para os conceitos que ali circulam e, no Ensino Superior, é indicado que esses conceitos sejam associados ao campo de trabalho futuro do aprendiz. Com o objetivo de construir significados na disciplina de Química Geral ofertada aos estudantes de um curso de Aquacultura, desenvolvemos as atividades que culminaram neste trabalho. Para isso, usamos estratégias oriundas da aprendizagem baseada em problemas em uma turma de estudantes desse curso e analisamos o envolvimento deles com as atividades. Observamos uma valorização do conteúdo desenvolvido e uma participação ativa dos estudantes em todas as etapas. A maior valorização da disciplina observada nessa turma pode trazer implicações para os professores de Química Geral, além de nos desafiar a planejar novas experiências.
Abstract: Learning Chemistry has been associated with the construction of meanings for the information presented in classes. Such process is no different in higher education, especially when the concepts are not associated with the future field of work. To build meanings in the General Chemistry class offered to students in an Aquaculture course, we developed the activities thatled to this article. For this, we used problem-based learning strategies in a class of students in this course and analyzed their involvement with the activities developed. We observed an appreciation of the content and an active participation of studentsat all stages. The greater appreciation of the discipline observed in this class can have implications for General Chemistry professors, in addition to challenging us to plan new experiences.
Assunto: Universidades e faculdades
Analise quimica
Aprendizagem baseada em problemas
Quimica - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660820
URI: http://hdl.handle.net/1843/67684
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660820
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Internacional de Educação Superior
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eu só quero criar peixes! a construção de significados para conceitos químicos.pdf311.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.