Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68124
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Quando as crianças viadas interpelam a docência
Título(s) alternativo(s): When queer children question teachers
Cuando los niños maricones interrogan la docencia
Autor(es): Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Resumen: O presente ensaio se propõe a pensar as relações de gênero e aspectos da diversidade sexual a partir das contribuições de um episódio televisivo, um texto de Eve Sedgwick e outro de Giancarlo Cornejo: enunciações em torno dos meninos efeminados. Postulamos que nos debruçarmos sobre as “crianças viadas” pode nos ajudar a compreender as hierarquias de gênero que provocam e sustentam as assimetrias entre distintas posições. Assim, a partir desse analisador, interroga-se a escola e a formação de professores e professoras para pensarmos como nos posicionarmos frente a essas crianças como expressões da diferença.
Abstract: The present essay proposes as reflection on gender relationships and aspects of sexual diversity, starting with the input from a television episode, a text by Eve Sedgwick and another by Giancarlo Cornejo, two pieces by visual artist Bia Leite, and Internet posts by journalist Iran Giusti: enunciations about effeminate young boys. We postulate that analyzing so-called “queer children” can help us understand the gender hierarchies that cause and sustain the asymmetry between different social positions. Thus, starting with this line of analysis, school and the training of teachers are put into question, in order to reflect on how one should position oneself regarding those children as expressions of difference.
Asunto: Diversidade sexual
Escola
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.341
URI: http://hdl.handle.net/1843/68124
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/341
metadata.dc.relation.ispartof: Formação docente
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Quando as crianças viadas interpelam a docência.pdf432.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.