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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudantes LGBTQIA+ na escola: o arco-íris nem sempre colorido
Título(s) alternativo(s): LGBTQIA + students at school: the rainbow is not always colorful
Autor(es): Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Thales Amaral dos Santos
Wesley Frank da Silva Oliveira
Resumen: A sexualidade humana, sobretudo em virtude de influências culturais e religiosas, tem sido fruto de profundas polêmicas e divergências no âmbito da sociedade contra aqueles que apresentam gênero e/ou orientação sexual divergentes do padrão de heteronormatividade. Condutas e comportamentos discriminatórios e preconceituosos têm se inserido em diversos espaços, com destaque no ambiente escolar. Embora seja atribuição da escola o papel de formar cidadãos para a diversidade e as diferenças, o que se verifica é que esses espaços necessitam revisar seus princípios e práticas em relação à sexualidade, contribuindo para a desconstrução de velhos e ultrapassados paradigmas. Diante desse cenário, o presente artigo teve como objetivo discutir gênero, sexualidade humana e LGBTQIAfobia no ambiente escolar, identificando as principais formas de discriminação sofridas pelos alunos LGBTQIA+, com ênfase nas diferenças e no direito à cidadania. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, mostramos que a reprodução de ideias distorcidas acerca da orientação sexual, de modo especial no ambiente escolar, tem contribuído para o desenvolvimento e consolidação de um comportamento agressivo e violento contra os indivíduos LGBTQIA+.
Abstract: Human sexuality, mainly due to cultural and religious influences, has been the result of profound polemics and divergences in the context of society against those who have gender and/or sexual orientation that diverge from the pattern of heteronormativity. Discriminatory and prejudiced behaviors and biased have been inserted in several spaces, especially in the school environment. Although the role of the school is to educate citizens for diversity and differences, what is verified is that these spaces need to review their principles and practices in relation to sexuality, contributing to the deconstruction of old and outdated paradigms. Given this scenario, this article aimed to discuss gender, human sexuality, and LGBTQIAophobia in the school environment, identifying the primary forms of discrimination suffered by LGBT+ students, with an emphasis on differences and the right to citizenship. Through a systematic review of the literature, we show that the reproduction of distorted ideas about sexual orientation, especially in the school environment, has contributed to the development and consolidation of aggressive and violent behavior against LGBTQIA + individuals.
Asunto: Orientação sexual
Identidade de gênero
Discriminação sexual
Escola
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68125
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/2229
metadata.dc.relation.ispartof: Pergaminho
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