Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/68126
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Experiências de professoras/es LGBTQIA+ dentro de uma escola |
Título(s) alternativo(s): | Experiences of LGBTQIA + teachers within a school |
Autor(es): | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira Thales Amaral Dos Santos Wesley Frank da Silva Oliveira |
Resumen: | Uma pessoa LGBTQIA+ pode passar pela escola com sua orientação sexual de forma invisível, ou melhor, com as pessoas ao redor esperando que ela seja uma pessoa heterossexual, já que este é o padrão colocado. É uma posição que possivelmente evita os efeitos negativos em se assumir, como a violência física e verbal do dia a dia. Entretanto, por outro lado, traz uma rotina estressante para a/o professor, sendo que à medida que as relações sociais na escola vão se aprofundando, cada vez mais esforço é gasto para que sua orientação sexual seja invisível, além de que se perde uma importante oportunidade para se trabalhar a temática na escola, da melhor forma possível. Neste artigo, não vislumbramos ampliar o debate sobre as orientações sexuais, mas mostrar como, para quem e em quais momentos educadoras/es negociam sua orientação sexual e se torna pública no ambiente escolar, a partir de entrevistas com educadoras/es LGBTQIA+ de uma escola. |
Abstract: | An LGBTQIA + person can go through school with his/her sexual orientation invisibly, or rather, with the people around him/her expecting him/her to be a heterosexual person, as this is the standard set. It is a position that possibly avoids the negative effects of assuming oneself, such as the physical and verbal violence of everyday life. However, on the other hand, it brings a stressful routine to the teacher, and as social relations at school deepen, more and more effort is spent to make his/her sexual orientation invisible, in addition to losing an important opportunity to deal with the topic at school. In this article, we do not envisage broadening the debate on sexual orientations, but showing how, for whom and at what moments educators negotiate their sexual orientation and become public in the school environment, through interviews with LGBTQIA + educators from a school. |
Asunto: | Educação Identidade de gênero Sexualidade Violência escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68126 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/issue/current |
metadata.dc.relation.ispartof: | Pergaminho |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiências de professoras_es LGBTQIA+ dentro de uma escola.pdf | 172.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.