Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Elise Barbara Pittengerpt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/4667153791539666pt_BR
dc.contributor.referee1Marco Antonio Farias Scarassattipt_BR
dc.contributor.referee2Igor Leão Maiapt_BR
dc.creatorDaniel Menezes Ludolf Tamiettipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1034934507515054pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-09T18:13:01Z-
dc.date.available2024-05-09T18:13:01Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68149-
dc.description.abstractThis work presents the learning process of two contemporary pieces for cello and electronics with the aim of discussing the role of the performer in their interpretation. Initially, some theoretical foundations are presented, such as the concept of work by Lydia Goehr, the view of the score as a script by Nicholas Cook, reflections on musical notation and the determined or indeterminate elements contained in it, reflections on creativity in music (and in performance) and about the composer/performer relationship. With these ideas in mind, two case studies were carried out, which consisted of the preparation and performance of two pieces with different characteristics. The chosen pieces were For Cello (1994) by Jocy de Oliveira and For those who remain (2022-2023) by Nathalia Fragoso, both for cello and electronics. The first is a score that presents more conventional elements such as pentagram, defined notes and proportional notation. The second, a graphic/textual score that includes an electronic part constructed jointly by the composer and by me, as the work's performer. The learning process of my performances is an important part of the research. It serves to corroborate some of the theoretical foundations presented above and helps to show how the role of the performer is important beyond the mere execution of the score. This process is a creative agent in collaboration with the composer (directly or indirectly) and his decisions can be influenced by several parameters such as notation, environment/context of the performance and the audience.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o processo de aprendizagem de duas peças contemporâneas para violoncelo e eletrônica com o objetivo de discutir o papel do performer na interpretação das mesmas. São apresentados inicialmente alguns fundamentos teóricos, como o conceito de obra de Lydia Goehr, a visão da partitura como um script de Nicholas Cook, reflexões sobre notação musical e os elementos determinados ou indeterminados contidos nela, reflexões sobre criatividade em música e sobre a relação compositor/intérprete. Tendo em vista essas ideias, foram realizados dois estudos de caso, que consistiram na preparação e performance de duas peças de características distintas. As peças escolhidas foram For Cello (1994) de Jocy de Oliveira e Para os que ficam (2022-2023) de Nathalia Fragoso, ambas para violoncelo e eletrônica. A primeira é uma partitura que apresenta elementos mais convencionais como pentagrama, notas definidas e notação proporcional. A segunda, uma partitura gráfica/textual que inclui uma parte eletrônica construída em conjunto pela compositora e pelo intérprete, enquanto performer da obra. O processo de aprendizagem das minhas performances é parte importante da pesquisa. Esse processo serve para corroborar alguns dos fundamentos teóricos apresentados anteriormente e ajudam a mostrar como o papel do performer é importante para além da mera execução da partitura. Ele é um agente criativo em colaboração com o compositor (direta ou indiretamente) e sua decisões podem ser influenciadas por diversos parâmetros como a notação, o ambiente/contexto da performance e o público.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJocy de Oliveirapt_BR
dc.subjectMúsica indeterminadapt_BR
dc.subjectNathalia Fragosopt_BR
dc.subjectMúsica brasileira para violoncelopt_BR
dc.subjectCriatividade na performance musicalpt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica para violoncelopt_BR
dc.subject.otherOliveira, Jocy de, 1936-pt_BR
dc.subject.otherFragoso, Nathaliapt_BR
dc.titleO papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons