Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68149
Type: Dissertação
Title: O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
Authors: Daniel Menezes Ludolf Tamietti
First Advisor: Fernando de Oliveira Rocha
First Co-advisor: Elise Barbara Pittenger
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/4667153791539666
First Referee: Marco Antonio Farias Scarassatti
Second Referee: Igor Leão Maia
Abstract: Este trabalho apresenta o processo de aprendizagem de duas peças contemporâneas para violoncelo e eletrônica com o objetivo de discutir o papel do performer na interpretação das mesmas. São apresentados inicialmente alguns fundamentos teóricos, como o conceito de obra de Lydia Goehr, a visão da partitura como um script de Nicholas Cook, reflexões sobre notação musical e os elementos determinados ou indeterminados contidos nela, reflexões sobre criatividade em música e sobre a relação compositor/intérprete. Tendo em vista essas ideias, foram realizados dois estudos de caso, que consistiram na preparação e performance de duas peças de características distintas. As peças escolhidas foram For Cello (1994) de Jocy de Oliveira e Para os que ficam (2022-2023) de Nathalia Fragoso, ambas para violoncelo e eletrônica. A primeira é uma partitura que apresenta elementos mais convencionais como pentagrama, notas definidas e notação proporcional. A segunda, uma partitura gráfica/textual que inclui uma parte eletrônica construída em conjunto pela compositora e pelo intérprete, enquanto performer da obra. O processo de aprendizagem das minhas performances é parte importante da pesquisa. Esse processo serve para corroborar alguns dos fundamentos teóricos apresentados anteriormente e ajudam a mostrar como o papel do performer é importante para além da mera execução da partitura. Ele é um agente criativo em colaboração com o compositor (direta ou indiretamente) e sua decisões podem ser influenciadas por diversos parâmetros como a notação, o ambiente/contexto da performance e o público.
Abstract: This work presents the learning process of two contemporary pieces for cello and electronics with the aim of discussing the role of the performer in their interpretation. Initially, some theoretical foundations are presented, such as the concept of work by Lydia Goehr, the view of the score as a script by Nicholas Cook, reflections on musical notation and the determined or indeterminate elements contained in it, reflections on creativity in music (and in performance) and about the composer/performer relationship. With these ideas in mind, two case studies were carried out, which consisted of the preparation and performance of two pieces with different characteristics. The chosen pieces were For Cello (1994) by Jocy de Oliveira and For those who remain (2022-2023) by Nathalia Fragoso, both for cello and electronics. The first is a score that presents more conventional elements such as pentagram, defined notes and proportional notation. The second, a graphic/textual score that includes an electronic part constructed jointly by the composer and by me, as the work's performer. The learning process of my performances is an important part of the research. It serves to corroborate some of the theoretical foundations presented above and helps to show how the role of the performer is important beyond the mere execution of the score. This process is a creative agent in collaboration with the composer (directly or indirectly) and his decisions can be influenced by several parameters such as notation, environment/context of the performance and the audience.
Subject: Performance musical
Música para violoncelo
Oliveira, Jocy de, 1936-
Fragoso, Nathalia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/68149
Issue Date: 11-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons