Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68163
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Valorizando a manifestação político-religiosa e cultural da Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário em Areado-MG
Título(s) alternativo(s): Valuing the political-religious and cultural manifestation of the Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário em Areado-MG
Autor(es): Natalino Neves da Silva
Ana Márcia da Silva Costa
Resumen: Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica que integrou o projeto UBUNTU/NUPEAAs – Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora – da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), realizada no ensino médio em uma escola estadual, localizada no município de Areado, no Sul de Minas Gerais. Buscou-se investigar como a história e cultura da população negra na região são valorizadas por meio do trabalho realizado pela Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário. A perspectiva da abordagem da história oral norteou a realização metodológica do estudo. Os resultados alcançados revelam à importância de se trabalhar a valorização da cultura afro-brasileira com os(as) estudantes inseridos nesse nível de ensino.
Abstract: This text is the result of a Scientific Initiation research that was part of the project UBUNTU/NUPEAAs - Center for African, Afro-Brazilian and Diaspora Studies - of the Minas Gerais State Department of Education (SEE-MG), high school in a state school located in Areado, southern Minas Gerais. We sought to investigate how the history and culture of the black population in the region are valued through the work done by Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário of Areado-MG. The perspective of the oral history approach guided the methodological realization of the study. The results achieved revealed the importance of working to value the Afro-Brazilian culture with the students inserted in this level of education.
Asunto: Ensino Médio
Relações Étnicas
Congadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.893
URI: http://hdl.handle.net/1843/68163
Fecha del documento: 24-abr-2021
metadata.dc.url.externa: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/893
metadata.dc.relation.ispartof: Horizontes
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.