Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68174
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da pós-graduação em educação: questões, dilemas e algumas proposições
Título(s) alternativo(s): Post-graduation assessment in the field of education: questions, dilemmas and some propositions
Autor(es): Luciano Mendes de Faria Filho
Resumo: Este texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando​ oferecer sugestões para sua avaliação. Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que ​se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule ​​formação e produção de conhecimentos, dando​, assim, sentido à própria avaliação, evitando ​que se converta na única política possível para a área.
Abstract: This text works with the post-graduation assessment in Brazil giving special emphasis to the field of education. Its aim is to contribute to the debate about the evaluation practice and its importance to professor and researcher training and the national scientific production. To do so, it joins arguments about the historically settled themes as the main ones to be evaluated as well as discuses each of them giving suggestions for their evaluation. At the end, beyond the periodic evaluation of post-graduate studies, it suggests the importance of the establishment of a scientific policy to the field of education, which links teachers training and knowledge production avoiding that the evaluation becomes the only possible policy for the field.
Assunto: Pesquisa educacional
Professores - Formação
Pós-graduação - Avaliação
Educação - Pós-graduação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491
URI: http://hdl.handle.net/1843/68174
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em foco
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da Pós-Graduação em Educação_ questões, dilemas e algumas proposições.pdf259.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.