Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-10T00:12:15Z-
dc.date.available2024-05-10T00:12:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.citation.spage173pt_BR
dc.citation.epage205pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491pt_BR
dc.identifier.issn2317-0093pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68174-
dc.description.abstractThis text works with the post-graduation assessment in Brazil giving special emphasis to the field of education. Its aim is to contribute to the debate about the evaluation practice and its importance to professor and researcher training and the national scientific production. To do so, it joins arguments about the historically settled themes as the main ones to be evaluated as well as discuses each of them giving suggestions for their evaluation. At the end, beyond the periodic evaluation of post-graduate studies, it suggests the importance of the establishment of a scientific policy to the field of education, which links teachers training and knowledge production avoiding that the evaluation becomes the only possible policy for the field.pt_BR
dc.description.resumoEste texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando​ oferecer sugestões para sua avaliação. Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que ​se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule ​​formação e produção de conhecimentos, dando​, assim, sentido à própria avaliação, evitando ​que se converta na única política possível para a área.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica de pesquisapt_BR
dc.subjectFormação de pesquisadorespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa educacionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPós-graduação - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da pós-graduação em educação: questões, dilemas e algumas proposiçõespt_BR
dc.title.alternativePost-graduation assessment in the field of education: questions, dilemmas and some propositionspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1023-7138pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação da Pós-Graduação em Educação_ questões, dilemas e algumas proposições.pdf259.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.