Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-10T00:12:15Z | - |
dc.date.available | 2024-05-10T00:12:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 19 | pt_BR |
dc.citation.issue | 27 | pt_BR |
dc.citation.spage | 173 | pt_BR |
dc.citation.epage | 205 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-0093 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68174 | - |
dc.description.abstract | This text works with the post-graduation assessment in Brazil giving special emphasis to the field of education. Its aim is to contribute to the debate about the evaluation practice and its importance to professor and researcher training and the national scientific production. To do so, it joins arguments about the historically settled themes as the main ones to be evaluated as well as discuses each of them giving suggestions for their evaluation. At the end, beyond the periodic evaluation of post-graduate studies, it suggests the importance of the establishment of a scientific policy to the field of education, which links teachers training and knowledge production avoiding that the evaluation becomes the only possible policy for the field. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando oferecer sugestões para sua avaliação. Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule formação e produção de conhecimentos, dando, assim, sentido à própria avaliação, evitando que se converta na única política possível para a área. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em foco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Política de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Formação de pesquisadores | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Pós-graduação - Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da pós-graduação em educação: questões, dilemas e algumas proposições | pt_BR |
dc.title.alternative | Post-graduation assessment in the field of education: questions, dilemmas and some propositions | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1023-7138 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da Pós-Graduação em Educação_ questões, dilemas e algumas proposições.pdf | 259.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.