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http://hdl.handle.net/1843/68239
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Colonialidade da educação escolar: aproximação teórica e análise de práticas |
Título(s) alternativo(s): | Coloniality of school education: theoretical approach and analysis of practices |
Autor(es): | Bárbara Bruna Moreira Ramalho Lúcia Helena Alvarez Leite |
Resumen: | A reivindicação do acesso à educação escolar sob o imaginário do desenvolvimento dos sujeitos e da nação é uma narrativa fortemente presente na sociedade brasileira. Sob as teorias anticoloniais, o presente artigo se propõe a examinar este discurso e, a partir disso, a delinear o conceito de colonialidade da educação escolar. Para tanto, realizaremos, em primeiro lugar, uma contextualização das abordagens que se dedicam à interpretação do sistema-mundo tendo como referência os eventos de dominação de sujeitos, culturas e territórios inaugurado entre os séculos XV e XVI e, sob este enfoque, nos dedicaremos à discussão teórica relativamente à educação escolar. Por fim, com vistas a identificarmos aspectos da vigência da colonialidade no contexto educacional, analisaremos excertos de entrevistas e registros em caderno de campo derivados de uma pesquisa de doutorado recentemente concluída. As discussões realizadas no artigo nos levam a concluir que a garantia do direito à educação de fato para todos está condicionada à descolonização da escola, sua cultura e práticas. |
Abstract: | The demand for school education access under the imaginary of the development of people and the nation is a narrative strongly present in Brazilian society. Based on anti-colonial theories, the present article proposes to examine this discourse and, from that, to outline the concept of colonia-lity in school education. To this end, we will first carry out a contextualization of the approaches that are dedicated to the interpretation of the world-system with reference to the events of domi-nation of people, cultures and territories inaugurated between the 15th and 16th centuries and, under this approach, we will deal with the theoretical discussion regarding school education. Finally, in order to identify aspects of the validity of coloniality in the educational context, we will analyze excerpts from interviews and records in a field notebook derived from a recently conclu-ded PhD research. The discussions carried out in the article lead us to conclude that guaranteeing the right to education indeed for all is conditioned by the decolonization of the school, its culture and its practices. |
Asunto: | Educação colonial Decolonialidade Educação escolar Direito à educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22412 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68239 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/22412 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Educação em Questão |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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