Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68241
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os Outros na escola e a escola dos Outros: contestações à colonialidade da educação
Título(s) alternativo(s): The Others at school and the school of the Others: contestations of the education coloniality
Autor(es): Bárbara Bruna Moreira Ramalho
Lúcia Helena Alvarez Leite
Resumo: A partir da análise dos dados de uma pesquisa de doutorado (Autor, ano) e em diálogo com a imprescindível obra Torto Arado de Itamar Vieira Júnior (2019), pretendemos neste texto analisar as contestações ou fissuras à colonialidade da educação provocadas pelas resistentes e insurgentes presenças dos sujeitos feitos Outros no contexto escolar. Trata-se de uma reflexão subsidiada pelas perspectivas anticoloniais que nos possibilitam denunciar o histórico e contemporâneo alinhamento entre educação formal e projeto colonial, mas também anunciar a necessidade e a viabilidade da descolonização da escola. Sob essa perspectiva, no presente texto, os depoimentos dos sujeitos da pesquisa que, em alguma medida, se encontram com a experiência escolar de uma das protagonistas de Torto Arado (Vieira-Júnior, 2019), Belonísia, nos levam a concluir que, sob uma perspectiva emancipatória, faz-se imperativo e urgente que a educação escolar se descolonize e, assim, se transforme a partir do reconhecimento dos sujeitos feitos Outros, de seus saberes e culturas.
Abstract: From the analysis of data from recently completed investigation and in dialogue with Itamar Vieira Juniors’ (2019) book, Torto Arado, we intend in this article to analyze the contestations or fissures to the coloniality of education caused by the resistant and insurgent presences of persons made Others at school context. This is a reflection subsidized by the anti-colonial perspectives that allow us to denounce the historical and contemporary alignment between formal education and the colonial project, but also to announce the necessity and viability of decolonizing the school decolonization. Under this perspective, in the present text, the testimonies of the research persons – which, to some extent, meet with the school experience of one of the protagonists of Torto Arado (VIEIRA JÚNIOR, 2019), Belonísia – lead us to conclude that, under the emancipa-tory perspective, it is imperative and urgent that school education be decolonized and, therefore, transformed, from the recognition of the persons made Others, of their knowledge and cultures..Keywords: Anti-colonial education. School decolonization. Anti-colonial theories. School education.
Assunto: Decolonialidade na educação
Descolonização
Decolonialidade
Educação escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28737
URI: http://hdl.handle.net/1843/68241
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28737
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Educação em Questão
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os Outros na escola e a escola dos Outros_ contestações à colonialidade da educação.pdf186.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.