Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68242
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias e educação escolar: a escola pode ser contemporânea do seu tempo?
Título(s) alternativo(s): Technologies and scholar education: can the school be contemporary with its time?
Tecnologías y educación escolar: ¿puede la escuela ser contemporánea a su tiempo?
Autor(es): Irlen Antônio Gonçalves
Luciano Mendes de Faria Filho
Resumo: O texto reflete, numa perspectiva histórica, sobre a presença dos artefatos tecnológicos na escola e seus usos para escolarizar crianças e jovens. A partir de uma compreensão de que a escolarização se efetiva por meio dos usos de recursos diversos com os quais a escola interage, como os artefatos tecnológicos, a intenção é lançar luzes sobre a relação da escola com o seu tempo. Para isso, o início do século XIX é o ponto de partida de nossa digressão, tomando a proposição do método mútuo como referência principal, a qual se estende até ao final do XX, quando a tecnologia da informática foi incorporada às práticas escolares. Esse esforço reflexivo nos permitiu compreender que a escolarização, como tecnologia do poder, teve nos artefatos tecnológicos uma referência potencializadora das práticas escolares.
Abstract: The text reflects, in a historical perspective, on the presence of technological artifacts in school and their uses to educate children and young people. From an understanding that schooling is effective through the use, by the school, of different resources, such as technological artifacts, the intention is to shed light on the school’s relationship with its time. For this, the beginning of the 19th century is the starting point of our tour, taking the proposition of the mutual method as the main reference, which extends until the end of the 20th, when computer technology was incorporated into school practices. This reflective effort makes us necessarily understand that schooling, as a technology of power, had in technological artifacts a potential reference for school practices.
Assunto: Escola
Escolarização
Tecnologia
Tecnologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/ES.252589
URI: http://hdl.handle.net/1843/68242
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/es/a/9R9PBy6R5MnBYbxpJbVW78h/#
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & sociedade
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias e educação escolar_ a escola pode ser contemporânea do seu tempo_.pdf164.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.