Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68245
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Brasil, 1822/2022: 200 anos de escolarização
Título(s) alternativo(s): Brazil, 1822/2022: 200 years of schooling process
Brasil, 1822/2022: 200 años de escolarización
Autor(es): Luciano Mendes de Faria Filho
Resumo: Este artigo tem como tema o processo de escolarização no Brasil nos últimos 200 anos. Seu objetivo é apresentar a forma como, no transcorrer desse período, a instituição escolar estabeleceu ou forneceu parâmetros fundamentais de classificação social, política, cultural e econômica. O artigo resulta de pesquisa histórica e bibliográfica que considera a polissemia do termo “escolarização”, bem como a pertinência de articulá-lo, no tempo e no espaço, com as demais dimensões da vida social. As fontes utilizadas foram os jornais, a literatura e uma ampla gama de trabalhos sobre o tema. O texto se estrutura em três focos — a relação entre a escolarização, civilização, progresso e modernização. Como resultado, demonstra como, no decorrer de dois séculos, a escola se estabeleceu como agência formadora das novas gerações, usufruindo de capital importância nas sociedades contemporâneas.
Abstract: This paper aims to discuss schooling process in Brazil’s last 200 years. We intend to present how school established important parameters of social, political, cultural and economic classification. This paper is a result of a bibliographic and historical research, which considers the polysemy of the expression “schooling process”. We also take into account the importance of articulating this expression with others social dimensions in time and space. We used journals, literature and researches about schooling process as research sources. Thus, this work focuses on three aspects —the relationship among schooling process, civilization, progress and modernization. As a result, it shows how school has established itself as an educational agency for the new generations over two centuries, becoming very important for contemporary societies.
Assunto: Escolarização
Civilização - Brasil
Educação escolar
Modernização - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6592
URI: http://hdl.handle.net/1843/68245
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6592
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em foco
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