Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68307
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Elementos constitutivos da experiência infantil
Título(s) alternativo(s): Constituent elements of childhood experience
Autor(es): Sandro Vinicius Sales dos Santos
Resumo: O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.
Abstract: The article introduces the elements that make up the experiences produced by children in the Early Learning environment. The category experience was refined based on the criticism of culture and modernity in Walter Benjamin and Social Studies of Childhood. This qualitative study aimed to capture the density of children’s actions. It was found that children’s experiences are the result of a combining of the actions that they develop in the relations they establish with the artifacts, in the relations between themselves and adults, and in the relationships among the children themselves. Through their experiences within the institution, the children articulate these experiences through the situations experienced in different temporalities from those of adults, thereby creating fields experience.
Assunto: Educação infantil
Criança
Infância
Experiências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p117-142
URI: http://hdl.handle.net/1843/68307
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/7802
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Contrapontos
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elementos constitutivos da experiência infantil.pdf485.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.