Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68350
Type: Artigo de Periódico
Title: Reflexões sobre a formação de docentes da e para a Educação Infantil
Other Titles: Reflexiones sobre la formación de docentes de y para la educación infantil
Reflections on the training of teachers of and for early childhood education
Authors: Mônica Correia Baptista
Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto
Abstract: Neste artigo, busca-se analisar a formação das professoras da educação infantil, utilizando-se estatísticas sobre escolaridade dessas profissionais, dados sobre características dos cursos que as formam e resultados de estudos recentes sobre o lugar da educação infantil nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia, nos quais devem ser formadas essas profissionais, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (BRASIL, 2006). São também apontados aspectos que, na visão das autoras, são essenciais na formação de professoras, para contribuir com a qualidade da educação infantil ofertada no País. Considerando os problemas identificados por vário(a)s autore(a)s sobre a dispersão do objeto do curso de Pedagogia, definido na resolução de 2006 (BRASIL, 2006), que faz com que a formação oferecida seja fragmentada e superficial, apresenta-se uma proposta de matriz curricular para licenciatura em educação infantil, como provocação ao debate. A matriz foi construída tendo como pretensão a formação de professoras, capacitadas para cuidar e educar crianças em creches e pré-escolas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009).
Abstract: This article aims to analyse the training of teachers in early childhood education, using statistics on the education of these professionals, characteristics of the courses which they take and results of recent studies on the place of early childhood education in curriculum matrices of Pedagogy courses, in which these professionals must be trained, in accordance with the National Curricular Guidelines for Pedagogy Courses. Attention is also drawn to factors, which, in the view of the authors, are essential in the training of teachers, for the quality of the childhood education offered in the Country. Considering the problems identified by several authors on the dispersion of the object of the Pedagogy course, defined in the resolution of 2006, which renders the offered training fragmented and superficial, a proposal for a curricular matrix for undergraduate education was proposed as a provocation for debate. The matrix was built with the intention of training early childhood education teachers, trained to care for and educate children in nursery schools and kindergartens, according to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education.
Subject: Educação de crianças
Educação
Creches
Professores
Pedagogia crítica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.9771/re.v8i2.28682
URI: http://hdl.handle.net/1843/68350
Issue Date: 6-Aug-2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28682
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reflexões sobre a formação de docentes da e para a Educação Infantil.pdf306.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.