Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68351
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O fortalecimento da identidade camponesa: repercussões do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
Título(s) alternativo(s): The strengthening of peasant identity: repercussions of the National Program of Education in Agrarian Reform in the States of Ceará, Minas Gerais, and Paraná (1998-2011)
Le renforcement de l’identité paysanne: les répercussions du Programme National d’Éducation en Réforme Agraire dans les états du Ceará, Minas Gerais et Paraná (1998-2011)
Autor(es): Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
Mônica Castagna Molina
Maria Isabel Antunes Rocha
Resumo: O artigo discutiu os resultados da II Pesquisa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em sua fase qualitativa, focalizando as repercussões de seus cursos na trajetória de egressos residentes em nove assentamentos localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná. Foram realizadas entrevistas narrativas junto a egressos dos três estados sendo problematizadas à luz do método analítico do materialismo dialético. Observaram-se repercussões nas dimensões pessoal (ampliação dos níveis de escolaridade e de atuação socioprofissional) e coletiva (escola mais próxima da realidade camponesa e do setor produtivo) e possibilidades de compreensão de identidade camponesa que sinaliza para resistências e lutas nos territórios de produção e reprodução de vida.
Abstract: This article addresses the results of the Second Survey on the National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA) in its qualitative phase, focusing on the repercussions of courses offered on the trajectory of former residents in nine settlements of the States of Ceará, Minas Gerais, and Paraná. Narrative interviews were carried out with graduates of all three states, with questionings in the light of dialectical materialism method of analysis. There were repercussions on personal (expansion of educational levels and socio-professional activity) and collective dimensions (school closer to peasant reality and productive sector), as well as possibilities of understanding the peasant identity, which signals to resistance and struggles in territories of life production and reproduction.
Assunto: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)
Identidade social
Camponeses - Brasil - Aspectos sociais
Reforma agrária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180449
URI: http://hdl.handle.net/1843/68351
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/es/a/zZNMPffDTht33Rp5FPnVGGK/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & sociedade
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