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http://hdl.handle.net/1843/68353
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge production in the degree course of education for rural areas: challenges and possibilities for strengthening education for rural areas Producción de conocimientos en los grados de educación en áreas rurales: desafíos y posibilidades para fortalecer la educación en áreas rurales |
Autor(es): | Maria Isabel Antunes Rocha Maria de Fátima Almeida Martins Monica Castagna Molina |
Resumen: | Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo. |
Abstract: | This text aims at discussing the production of knowledge in degree courses of Education for Rural Areas, seeking to understand its contribution to expand and strengthen the principles, concepts and practices articulated by the Movement for Education for Rural Areas. Data were obtained from the Dissertation and Thesis Bank of the Coordination of High-level Staff Qualifying (Capes), Research Groups Platform of the National Counsel for Scientific and Technological Development (CNPq) and from published academic papers. The set of production indicates the presence of research carried out in all regions of the country, addressing themes that deal with both the specificities of teacher qualification offered by these courses to rural laborers, as well as issues related to teacher qualification and practice in a generic sense. To conclude, it is demonstrated that this format has been contributing to the dialogue between public education without losing the specificities demanded by the education for rural areas. |
Asunto: | Conhecimento - Produção Educação do campo Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240051 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68353 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/# |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista brasileira de educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo_ desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo.pdf | 442.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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