Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68354
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas artísticas nas escolas do campo: uma forma de linguagem para ler e interpretar o mundo
Título(s) alternativo(s): Artistic practices in rural schools: a way of language to read and understand the world
Autor(es): Cristiene Adriana da Silva Carvalho
Maria Isabel Antunes Rocha
Resumo: Este texto analisa os movimentos de reelaboração das Representações Sociais dos professores do campo, egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais sobre as práticas artísticas. Partimos da compreensão das práticas artísticas como formas de criação, fruição e reflexão da Arte nos processos educativos que carregam historicidade e resistência presentes do Movimento de luta pela Educação do Campo. Este estudo teve como referencial a perspectiva das Representações Sociais em Movimento vinculada à Teoria das Representações Sociais. A abordagem metodológica utilizou como procedimentos entrevistas narrativas e observação das práticas pedagógicas. A análise dos dados foi realizada a partir da reconstrução das trajetórias, levando-se em conta as movimentações das representações sobre as práticas artísticas, que passam a ser vistas como mecanismos pedagógicos de luta por uma educação transformadora e pelo fortalecimento da identidade campesina.
Abstract: This paper analyzes the movement of re-elaboration of social representations on artistic practices of rural teachers that Undergraduate in the teaching course of rural education from the Faculdade de Educação of the Universidade Federal de Minas Gerais. We understand the artistic practices as a way of creation, fruition, and reflection of art present in the educative processes. Those practices carry historicity and resistance embedded in the struggle of social movements to the right of rural education. The theoretical background is guided by the Social Representations in Movement, related to the Theory of Social Representations. The methodological approach is based on narrative interviews and observations of pedagogic practices. The data analysis was made from the reconstruction of trajectories considering the movement of the Social Representations. We observed that the artistic practices can be seeing as a pedagogical mechanism of the struggle for transforming education
Assunto: Arte
Educação do campo
Representações sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p30-39
URI: http://hdl.handle.net/1843/68354
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/401
metadata.dc.relation.ispartof: Linha mestra
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