Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68362
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ações educativas no cotidiano da enfermagem oncológica: revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Educational actions in the daily life of oncological nursing: integration review
Actividades educativas en la vida cotidiana de enfermería oncológica: informe integrador
Autor(es): Karine Marley Captein
Delma Aurélia da Silva Simão
Andreza Nayla de Assis Aguiar
Raissa Silva Souza
Erica Dumont Pena
Isabel Yovana Quispe Mendoza
Resumen: Objetivo: identificar ações educativas desenvolvidas pela equipe de Enfermagem nos serviços de oncologia. Método: revisão integrativa, que tem como questão norteadora <<Quais são as ações educativas desenvolvidas pela equipe de Enfermagem que atua na área de Oncologia no Brasil>>. Para tanto, foi realizada busca nas bases de dados Lilacs, Medline, BDENF e biblioteca virtual Scielo, no período de janeiro de 2006 a janeiro de 2016, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Resultados: após análise dos artigos, obteve-se uma amostra total composta por nove artigos. Os estudos apontaram que as ações educativas em oncologia estão relacionadas à atuação do enfermeiro, de forma a contribuir para a melhoria da prestação de assistência e implementação de cuidados. Conclusão: a análise dos artigos permite constatar a importância das ações educativas realizadas pela Enfermagem, porém, observa-se que há necessidade de aprimoramento, por parte destes profissionais, referente à educação em saúde em oncologia.
Abstract: Objective: to identify educational actions developed by the Nursing team in the oncology services. Method: integrative review, which has as a guiding question << What are the educational actions developed by the Nursing team that operates in the field of Oncology in Brazil >>. For that, the Lilacs, Medline, BDENF and Scielo virtual library databases, were searched from January 2006 to January 2016, considering the pre-established inclusion and exclusion criteria. Results: after analyzing the articles, a total sample of nine articles was obtained. The studies pointed out that the educational actions in oncology are related to the nurses' performance, in order to contribute to the improvement of the care delivery and the implementation of care. Conclusion: the analysis of the articles allows us to verify the importance of the educational actions carried out by Nursing, however, it is observed that there is a need for improvement, by these professionals, referring to health education in oncology.
Asunto: Enfermagem
Educação em Saúde
Neoplasias
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i2a13470p999-1007-2017
URI: http://hdl.handle.net/1843/68362
Fecha del documento: 9-ene-2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/13470
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Enfermagem UFPE
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ações educativas no cotidiano da enfermagem oncológica_ revisão integrativa.pdf224.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.