Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/68426
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desempenho em linguagem escrita de escolares do terceiro ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Performance in written language of students of the third year of primary school Desempeño en lenguaje escrito en niños del tercer año de la educación primaria |
Autor(es): | Jáima Pinheiro de Oliveira Janice Soares Nobre |
Resumo: | Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados contemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita. |
Abstract: | This study proposed an interprofessionalintervention to verify the changes brought about by its implementation, in relation to the written language performance of students in the 3rd year of Elementary School. A total of 151 students and their teachers participated in this study. The data collection contemplated a spontaneous production, a copy and a spelling activity. With the data obtained, a program was developed whose activities focused on: the relationship between oral language and writing; cognitive and metalinguistic aspects; phonological knowledge; handling and knowledge of different textual genres and; activities focusing on the aspects of linguistic structure. The analysis of the data obtained identified the hypotheses of writing, frequency and characterization of spelling errors. Regarding the effects of the program, we consider that it gave meaning to the reading and writing skills of the students, providing activities focused on the function and use of written language. |
Assunto: | Ensino fundamental Alfabetização Escrita Práticas pedagógicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.50608 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68426 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/50608 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Poíesis pedagógica |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desempenho em linguagem escrita de escolares do terceiro ano do ensino fundamental.pdf | 143.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.