Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68426
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desempenho em linguagem escrita de escolares do terceiro ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Performance in written language of students of the third year of primary school
Desempeño en lenguaje escrito en niños del tercer año de la educación primaria
Autor(es): Jáima Pinheiro de Oliveira
Janice Soares Nobre
Resumo: Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados contemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.
Abstract: This study proposed an interprofessionalintervention to verify the changes brought about by its implementation, in relation to the written language performance of students in the 3rd year of Elementary School. A total of 151 students and their teachers participated in this study. The data collection contemplated a spontaneous production, a copy and a spelling activity. With the data obtained, a program was developed whose activities focused on: the relationship between oral language and writing; cognitive and metalinguistic aspects; phonological knowledge; handling and knowledge of different textual genres and; activities focusing on the aspects of linguistic structure. The analysis of the data obtained identified the hypotheses of writing, frequency and characterization of spelling errors. Regarding the effects of the program, we consider that it gave meaning to the reading and writing skills of the students, providing activities focused on the function and use of written language.
Assunto: Ensino fundamental
Alfabetização
Escrita
Práticas pedagógicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.50608
URI: http://hdl.handle.net/1843/68426
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/50608
metadata.dc.relation.ispartof: Poíesis pedagógica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho em linguagem escrita de escolares do terceiro ano do ensino fundamental.pdf143.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.