Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68464
Tipo: Dissertação
Título: A comparação dos efeitos do calendário esportivo sobre as perspectivas da satisfação interpessoal da relação treinador-atleta
Título(s) alternativo(s): Comparing the Effects of the Sports Calendar on Perspectives of Interpersonal Satisfaction in Coach-Athlete Relationships
Autor(es): Gabriel Torres Vieira da Costa
Primeiro Orientador: Franco Noce
Primeiro membro da banca : Prof. Dr. Franco Noce
Segundo membro da banca: Prof.Dr. Michel Millistetd
Terceiro membro da banca: Edson Soares Medeiros Filho
Resumo: No estudo sobre a Relação Treinador-Atleta (RTA), uma lacuna significativa é identificada na escassez de pesquisas que analisam essa dinâmica de maneira longitudinal. Este estudo buscou investigar a dinâmica da RTA ao longo de uma temporada, focando especialmente no impacto dos efeito do calendário esportivo sobre a Satisfação Interpessoal da RTA. As duplas da amostra foram constituídas de atletas jovens, de ambos os sexos, com idade de 12 a 21 anos, de modalidades individuais, com nível estadual e nacional, com mais de um ano de relacionamento com seus respectivos treinadores. Utilizando uma abordagem descritiva, longitudinal, exploratória e quantitativa, com um desenho quase experimental de série temporal e amostragem aleatória estratificada, o estudo aplicou o Questionário de Relação Treinador-Atleta (CART-Q) nas perspectivas Direta e Meta, em três momentos distintos: Preparatório, Competitivo e de Transição. Enquanto todos os atletas responderam ao CART-Q, os treinadores responderam ao CART-Q apenas dos atletas aleatoriamente selecionados. O estudo sublinha a importância de análises contínuas sobre o efeito longitudinal do calendário esportivo na RTA. Os resultados indicam que existem efeitos significativos do Calendário Esportivo na percepção da qualidade da RTA por parte dos treinadores, contudo não houve efeito significativo na percepção dos atletas ao longo do tempo. Foram encontradas diferenças significativas para Satisfação, Proximidade, Comprometimento e Complementariedade na visão do treinador ao longo do tempo. O estudo propõe a aplicação em intervenções personalizadas junto a treinadores baseado no calendário esportivo e a elaboração de manuais práticos que abordem as diferenças da RTA que foram percebidas ao longo da temporada e que possa colaborar diretamente na melhoria da Satisfação Interpessoal dos envolvidos e, consequentemente, no desempenho final do atleta e da dupla.
Abstract: A significant gap identified in the study of the Coach-Athlete Relationship (CAR) is the scarcity of research analyzing this dynamic longitudinally. This study aimed to investigate the dynamics of the CAR over a sports season, with a particular focus on the impact of the sports calendar effect on Interpersonal Satisfaction within the CAR. The sample consisted of young athletes, both male and female, aged 12 to 21 years, from individual sports disciplines, competing at state and national levels, and having a relationship with their respective coaches for more than a year. Employing a descriptive, longitudinal, exploratory, and quantitative approach, with a quasi-experimental time-series design and stratified random sampling, the study applied the Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q) from both Direct and Meta perspectives, at three distinct times: Preparatory, Competitive, and Transition phases. While all athletes completed the CART-Q, coaches only completed the CART-Q for randomly selected athletes. The study underscores the importance of continuous analyses on the longitudinal effect of the sports calendar on the CAR. The findings indicate significant effects of the Sports Calendar on coaches' perceptions of the CAR quality, yet no significant effect was observed in athletes' perceptions over time. Significant differences were found for Satisfaction, Closeness, Commitment, and Complementarity from the coach's perspective over time. The study proposes the application of personalized interventions with coaches based on the sports calendar and the development of practical manuals addressing the differences in CAR perceived throughout the season, which may directly contribute to improving the involved parties' Interpersonal Satisfaction and, consequently, the final performance of the athlete and the duo.
Assunto: Esportes – aspectos psicológicos
Treinamento (atletismo)
Qualidade de vida
Atletas
Treinadores de atletas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/68464
Data do documento: 1-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gabriel_Torres_banca_PPGCE_biblioteca_pdfa.pdf3.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons