Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Franco Nocept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6968458736423568pt_BR
dc.contributor.referee1Prof. Dr. Franco Nocept_BR
dc.contributor.referee2Prof.Dr. Michel Millistetdpt_BR
dc.contributor.referee3Edson Soares Medeiros Filhopt_BR
dc.creatorGabriel Torres Vieira da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6445252894651788pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-20T11:51:01Z-
dc.date.available2024-05-20T11:51:01Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68464-
dc.description.abstractA significant gap identified in the study of the Coach-Athlete Relationship (CAR) is the scarcity of research analyzing this dynamic longitudinally. This study aimed to investigate the dynamics of the CAR over a sports season, with a particular focus on the impact of the sports calendar effect on Interpersonal Satisfaction within the CAR. The sample consisted of young athletes, both male and female, aged 12 to 21 years, from individual sports disciplines, competing at state and national levels, and having a relationship with their respective coaches for more than a year. Employing a descriptive, longitudinal, exploratory, and quantitative approach, with a quasi-experimental time-series design and stratified random sampling, the study applied the Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q) from both Direct and Meta perspectives, at three distinct times: Preparatory, Competitive, and Transition phases. While all athletes completed the CART-Q, coaches only completed the CART-Q for randomly selected athletes. The study underscores the importance of continuous analyses on the longitudinal effect of the sports calendar on the CAR. The findings indicate significant effects of the Sports Calendar on coaches' perceptions of the CAR quality, yet no significant effect was observed in athletes' perceptions over time. Significant differences were found for Satisfaction, Closeness, Commitment, and Complementarity from the coach's perspective over time. The study proposes the application of personalized interventions with coaches based on the sports calendar and the development of practical manuals addressing the differences in CAR perceived throughout the season, which may directly contribute to improving the involved parties' Interpersonal Satisfaction and, consequently, the final performance of the athlete and the duo.pt_BR
dc.description.resumoNo estudo sobre a Relação Treinador-Atleta (RTA), uma lacuna significativa é identificada na escassez de pesquisas que analisam essa dinâmica de maneira longitudinal. Este estudo buscou investigar a dinâmica da RTA ao longo de uma temporada, focando especialmente no impacto dos efeito do calendário esportivo sobre a Satisfação Interpessoal da RTA. As duplas da amostra foram constituídas de atletas jovens, de ambos os sexos, com idade de 12 a 21 anos, de modalidades individuais, com nível estadual e nacional, com mais de um ano de relacionamento com seus respectivos treinadores. Utilizando uma abordagem descritiva, longitudinal, exploratória e quantitativa, com um desenho quase experimental de série temporal e amostragem aleatória estratificada, o estudo aplicou o Questionário de Relação Treinador-Atleta (CART-Q) nas perspectivas Direta e Meta, em três momentos distintos: Preparatório, Competitivo e de Transição. Enquanto todos os atletas responderam ao CART-Q, os treinadores responderam ao CART-Q apenas dos atletas aleatoriamente selecionados. O estudo sublinha a importância de análises contínuas sobre o efeito longitudinal do calendário esportivo na RTA. Os resultados indicam que existem efeitos significativos do Calendário Esportivo na percepção da qualidade da RTA por parte dos treinadores, contudo não houve efeito significativo na percepção dos atletas ao longo do tempo. Foram encontradas diferenças significativas para Satisfação, Proximidade, Comprometimento e Complementariedade na visão do treinador ao longo do tempo. O estudo propõe a aplicação em intervenções personalizadas junto a treinadores baseado no calendário esportivo e a elaboração de manuais práticos que abordem as diferenças da RTA que foram percebidas ao longo da temporada e que possa colaborar diretamente na melhoria da Satisfação Interpessoal dos envolvidos e, consequentemente, no desempenho final do atleta e da dupla.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Esportept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjecttreinador-atletapt_BR
dc.subjecttreinamentopt_BR
dc.subjectrelacionamentopt_BR
dc.subjectesportespt_BR
dc.subject.otherEsportes – aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherTreinamento (atletismo)pt_BR
dc.subject.otherQualidade de vidapt_BR
dc.subject.otherAtletaspt_BR
dc.subject.otherTreinadores de atletaspt_BR
dc.titleA comparação dos efeitos do calendário esportivo sobre as perspectivas da satisfação interpessoal da relação treinador-atletapt_BR
dc.title.alternativeComparing the Effects of the Sports Calendar on Perspectives of Interpersonal Satisfaction in Coach-Athlete Relationshipspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-6877-2255pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Gabriel_Torres_banca_PPGCE_biblioteca_pdfa.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons