Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68475
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A violência no campo: representações sociais de futuros professores campesinos
Título(s) alternativo(s): Social representations on violence of peasant teachers in training
Autor(es): Luiz Paulo Ribeiro
Maria Isabel Antunes-rocha
Resumo: O presente trabalho analisa as representações sociais sobre a violência de educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de uma instituição pública do estado de Minas Gerais. Para tanto foram realizadas 17 entrevistas com alunos desta formação que apresentam vinculação com o campo. Uma análise de conteúdo conjugada com análise léxica com o software IRAMUTEQ ® revelou cinco classes de conteúdo representacional, cada uma delas ligada à um aspecto descritivo ou interventivo sobre a violência no campo. A representação social sobre a violência para o grupo de educandos se organiza em torno da descrição/vivência e da intervenção/ação coletiva que reproduz as tensões entre agronegócio e agricultura e entre os movimentos sociais do campo e latifundiários. Foi possível verificar que trata-se de uma representação social complexa já que envolve outras representações, que ao ancorar em discursos de resistência ou assistencialismo podem representar um avanço ou retrocesso no que diz respeito à Educação do Campo.
Abstract: The present work analyzed the social representations about the violence of students of the course of teacher training for rural schools in a university in Brazil. Seventeen interviews were conducted with students of this training who are related to the field. Data analysis was done with content analysis conjugated with lexical analysis through the software IRaMuTeQ® and revealed five classes of representational content, each linked to a descriptive or interventional aspect about violence in the field. The social representation on violence for the group of students is organized around the description / experience and the intervention / collective action that reproduces the tensions between agribusiness and agriculture and between the social movements of the countryside and landowners. It was possible to verify that this is a complex social representation, since it involves other representations, which, by anchoring in resistance or assistentialism discourses, can represent a step forward or backward in terms of access to public policies.
Assunto: Violência
Representações Sociais
Educação
Educação rural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.950
URI: http://hdl.handle.net/1843/68475
Data do documento: 23-Abr-2019
metadata.dc.url.externa: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/950
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Segurança Pública
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A violência no campo_ representações sociais de futuros professores campesinos.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.