Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68481
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições de ações interprofissionais em contextos educacionais com perspectiva inclusiva
Título(s) alternativo(s): Contributions of interprofessional actions in the educational contexts with inclusive perspective
Autor(es): Jáima Pinheiro de Oliveira
Sean Bracken
Mariane Andreuzzi de Araujo
Angelo Antonio Puzipe Papim
Resumo: A preocupação com aspectos de atuação e formação interprofissional tem sido alvo de pesquisa há bastante tempo, especialmente, na área de saúde. Considerando esse contexto, esse relato de experiência pretende descrever algumas das ações interprofissionais que têm sido realizadas por pesquisadores e discentes do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (LADI), com o intuito de contribuir com discussões e propostas que envolvem essa temática. O foco interprofissional dado aqui pretende realçar o trabalho em equipe com profissionais das áreas de Saúde e Educação. A maior parte das ações que envolvem a aplicação ou o uso de nossos materiais produzidos, contam com, no mínimo, dois profissionais de áreas distintas, no momento desse uso e privilegia o ambiente escolar. Os estudos realizados até o momento permitem propor e avaliar distintas atividades, entre as quais destacamos: a construção, a adaptação e o uso de recursos e estratégias com foco para o favorecimento de habilidades da comunicação oral, escrita e simbólica. Além disso, permitem também favorecer o acesso ao currículo, especialmente, por meio das adaptações que envolvem o uso de recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa, para aqueles escolares que não se comunicam por meio da fala.
Abstract: The concern with performance aspects and interprofessional training has been the object of research for a long time, especially in the sciences health. Considering this context, this experience report intends to describe some of the interprofessional actions that have been carried out by researchers and students of the Child Development Support Laboratory (LADI), in order to contribute with discussions and proposals that involve this theme. The interprofessional focus given here has intended to enhance the work with professionals in the areas of Health and Education. Most of the actions involving the application or use of our produced materials consider on at least two professionals from different areas at the time of this use and privileges the school environment. The studies carried out so far allow to propose and evaluate different activities, among which we highlight: construction, adaptation and use of resources and strategies focused on favoring oral, written and symbolic communication skills. In addition, they also allow access to the curriculum, especially through adaptations involving the use of Supplementary and Alternative Communication resources, for those students who do not communicate through speech.
Assunto: Educação interprofissional
Educação especial
Desenvolvimento infantil
Intervenção pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68481
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/8051
metadata.dc.relation.ispartof: Movimenta
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições de ações interprofissionais em contextos educacionais com perspectiva inclusiva.pdf467.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.