Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68483
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas pedagógicas em salas de recursos multifuncionais: possibilidades e desafios para a educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices in multifunctional resources classes: possibilities and challenges for inclusive education
Autor(es): Jáima Pinheiro de Oliveira
Ana Paula Zaboroski
Marcela Silva da Luz
Resumen: Este estudo investigou o perfil (professores e alunos) e a dinâmica de seis SRM. Participaram da pesquisa seis professoras atuantes em AEE. Os dados referentes ao perfil dos alunos dessas salas também foram coletados. Foram aplicados questionários e efetuadas entrevistas com roteiros que priorizaram aspectos da rotina desse atendimento. Os resultados indicaram a recorrência de discussões sobre a formação de professores, tais como ausência e/ou insuficiência. Sobre o perfil dos alunos, identificou-se que, muitos deles não são públicos-alvo da Educação Especial. A articulação entre a educação especial e o ensino regular, bem como o conhecimento especializado dos profissionais da educação, são pontos nevrálgicos que ainda devem ser considerados no processo de inclusão.
Abstract: This research aimed to identify the pedagogical practices performed in Multifunctional Resources Classes, discussing the possibilities and challenges for inclusive education. Six teachers participated in the study and the techniques used to data collection were interviews and questionnaires, including the profile of teachers, students and aspects of the pedagogical practice developed.The results indicated the development of pedagogical practices through collaborative teaching as a strategy to promote inclusion. The challenges remain highlighting aspects of theteacher training, the type of evaluation and referrals made to identify the target public student of Special Education and the elaboration and use of adapted strategies and pedagogical resources.
Asunto: Educação especial
Inclusão
Ensino - Meios auxiliares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p229-253
URI: http://hdl.handle.net/1843/68483
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5723
metadata.dc.relation.ispartof: Atos de pesquisa em educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Práticas pedagógicas em salas de recursos multifuncionais_ possibilidades e desafios para a educação inclusiva.pdf261.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.