Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68488
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Agroecologia no contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância |
Other Titles: | Agroecology in the context of field education and alternation pedagogy |
Authors: | Leonardo de Miranda Siqueira Luiz Paulo Ribeiro Maria Isabel Antunes-rocha |
Abstract: | O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi investigar as Representações Sociais dos Educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância Sobre Agroecologia. Em especial, neste artigo, trilhamos o caminho de analisar a compreensão dos educadores do Ceffas sobre agroecologia. Como metodologia, os dados foram coletados a partir de questionários estruturados. O grupo amostral foi composto por educadores de 18 Ceffas do Estado do Espírito Santo, onde foram aplicados 110 questionários, tendo retorno de 65 respostas. Os resultados apontaram para uma compreensão de agroecologia ancorada em elementos do contexto dos Ceffas, assim como elementos que se referem à trajetória dos sujeitos. De toda forma, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para aproximação das matrizes: educação do campo, pedagogia da alternância e agroecologia. |
Abstract: | This article presents an excerpt from a doctoral research whose objective was to investigate the Social Representations of Educators at the Family Centers of Alternation Training on Agroecology. In particular, in this article, we walk the path of analyzing CEFFAS educators' understanding of agroecology. As a methodology, the data were collected from structured questionnaires. The sample group was composed of educators from 18 CEFFAS, where 110 questionnaires were applied and 65 responses were returned. The results pointed to an understanding of agroecology anchored in elements of the CEFFAS context, as well as elements that refer to the subjects' trajectory. In any case, he hopes that this research can contribute to the approximation of the matrices: field education, alternation pedagogy and agroecology. |
Subject: | Representações Sociais Agronegócios - Brasil Educação Educação rural |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31997 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68488 |
Issue Date: | 30-Dec-2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/31997 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Agroecologia no contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância.pdf | 259.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.