Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68488
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Agroecologia no contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância
Título(s) alternativo(s): Agroecology in the context of field education and alternation pedagogy
Autor(es): Leonardo de Miranda Siqueira
Luiz Paulo Ribeiro
Maria Isabel Antunes-rocha
Resumen: O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi investigar as Representações Sociais dos Educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância Sobre Agroecologia. Em especial, neste artigo, trilhamos o caminho de analisar a compreensão dos educadores do Ceffas sobre agroecologia. Como metodologia, os dados foram coletados a partir de questionários estruturados. O grupo amostral foi composto por educadores de 18 Ceffas do Estado do Espírito Santo, onde foram aplicados 110 questionários, tendo retorno de 65 respostas. Os resultados apontaram para uma compreensão de agroecologia ancorada em elementos do contexto dos Ceffas, assim como elementos que se referem à trajetória dos sujeitos. De toda forma, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para aproximação das matrizes: educação do campo, pedagogia da alternância e agroecologia.
Abstract: This article presents an excerpt from a doctoral research whose objective was to investigate the Social Representations of Educators at the Family Centers of Alternation Training on Agroecology. In particular, in this article, we walk the path of analyzing CEFFAS educators' understanding of agroecology. As a methodology, the data were collected from structured questionnaires. The sample group was composed of educators from 18 CEFFAS, where 110 questionnaires were applied and 65 responses were returned. The results pointed to an understanding of agroecology anchored in elements of the CEFFAS context, as well as elements that refer to the subjects' trajectory. In any case, he hopes that this research can contribute to the approximation of the matrices: field education, alternation pedagogy and agroecology.
Asunto: Representações Sociais
Agronegócios - Brasil
Educação
Educação rural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31997
URI: http://hdl.handle.net/1843/68488
Fecha del documento: 30-dic-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/31997
metadata.dc.relation.ispartof: Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Agroecologia no contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância.pdf259.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.