Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68498
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM
Título(s) alternativo(s): Accessibility and child education: the process of inclusion of target audience of special education in Manaus/AM
Accesibilidad y educación infantil: el proceso de inclusión del público-punto de educación especial en Manaus/AM
Autor(es): Maria Almerinda de Souza Matos
Danilo Batista de Souza
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumo: Apresentamos neste trabalho discussões sobre o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil em Manaus (AM), com ênfase na situação da acessibilidade. Para isso, apresentamos dados de alunos incluídos nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e exemplificamos a condição da acessibilidade em duas escolas. Assim, defendemos que a escola possui um papel importante, pois é um dos primeiros espaços de vivência pública da criança. No contexto da inclusão e do desenho universal espera-se que os espaços escolares sejam construídos levando em conta a sua possibilidade de utilização por todos os alunos.
Abstract: We present in this work discussions about the process of inclusion of the target audience of Special Education in Early Childhood Education in Manaus (AM), with emphasis on the accessibility situation. For this, we present data of students included in the schools of the Municipal Education Department of Manaus and we exemplify the condition of accessibilityin two schools. Thus, we defend that the school plays an important role, since it is one of the first spaces of public experience of the child. In the context of inclusion and universal design it is expected that school spaces will be constructed taking into account the possibility of their use by all students.
Assunto: Acessibilidade
Educação infantil
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12205
URI: http://hdl.handle.net/1843/68498
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12205
metadata.dc.relation.ispartof: Revista ibero-americana de estudos em educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.