Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Almerinda de Souza Matos | pt_BR |
dc.creator | Danilo Batista de Souza | pt_BR |
dc.creator | Jáima Pinheiro de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T20:26:04Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T20:26:04Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 14 | pt_BR |
dc.citation.issue | Especial | pt_BR |
dc.citation.spage | 760 | pt_BR |
dc.citation.epage | 774 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12205 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68498 | - |
dc.description.abstract | We present in this work discussions about the process of inclusion of the target audience of Special Education in Early Childhood Education in Manaus (AM), with emphasis on the accessibility situation. For this, we present data of students included in the schools of the Municipal Education Department of Manaus and we exemplify the condition of accessibilityin two schools. Thus, we defend that the school plays an important role, since it is one of the first spaces of public experience of the child. In the context of inclusion and universal design it is expected that school spaces will be constructed taking into account the possibility of their use by all students. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos neste trabalho discussões sobre o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil em Manaus (AM), com ênfase na situação da acessibilidade. Para isso, apresentamos dados de alunos incluídos nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e exemplificamos a condição da acessibilidade em duas escolas. Assim, defendemos que a escola possui um papel importante, pois é um dos primeiros espaços de vivência pública da criança. No contexto da inclusão e do desenho universal espera-se que os espaços escolares sejam construídos levando em conta a sua possibilidade de utilização por todos os alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista ibero-americana de estudos em educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM | pt_BR |
dc.title.alternative | Accessibility and child education: the process of inclusion of target audience of special education in Manaus/AM | pt_BR |
dc.title.alternative | Accesibilidad y educación infantil: el proceso de inclusión del público-punto de educación especial en Manaus/AM | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12205 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6017-3614 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Acessibilidade e educação infantil_ o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus_AM.pdf | 147.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.