Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68504
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação e atuação do gestor escolar na perspectiva da educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): Training and performance of the school manager in the perspective of inclusive education
Formación y accióndel director de escuela desde la perspectiva de la educación inclusiva
Autor(es): Flaviane Pelloso Molina Freitas
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumen: Este artigo tem como enfoque a inclusão escolar, como ensino e aprendizagem para todos os alunos da escola, evidenciando o papel do gestor escolar e sua formação para atuação. Objetivou-se identificar o papel de atuação do gestor escolar na escola inclusiva e levantar qual a formação indicada para essa prática, recorrendo da revisão bibliográfica e da técnica de revisão narrativa. Verificou-se que o papel desenvolvido pelo gestor escolar frente à inclusão na escola é de suma importância, destacando sua liderança, gestão de recursos, planejamento participativo e gestão do clima e cultura inclusivos. Os dados obtidos revelam a relevância de a formação, tanto inicial quanto continuada, abarcar alguns elementos básicos como: o reconhecimento da inclusão escolar como um direito, valorização da diversidade. Apontam ainda a existência de lacunas na formação inicial quanto a conteúdo específico referentes à inclusão e ao papel de líder do gestor na promoção de uma educação inclusiva.
Abstract: This article focuses on school inclusion, as a teaching and learning opportunity for all students in the school, high lighting the role of the school manager and his / her training. The objective was to identify the role in the school manager in the inclusive school and to find out what formation is indicated for this practice, using the bibliographic review and the narrative review technique. It was found that the role played by the school manager in relation to inclusion is of paramount importance, high lighting his leadership, resource management, participatory planning and management of inclusive climate and culture. The data obtained reveal the relevance of formation, both initial and continuing, to encompass some basic elements such as there cognition of school inclusion as a right and appreciation of diversity. It was also identified the existence of gaps in the initial formation regarding the specific contents regarding the inclusion and the role of leader of the manager, in the promotion of an inclusive education.
Asunto: Administração escolar
Educação inclusiva
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.50486
URI: http://hdl.handle.net/1843/68504
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/50486
metadata.dc.relation.ispartof: Imagens da educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Formação e atuação do gestor escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf205.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.