Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68509
Type: Artigo de Periódico
Title: Minorías sexuales, de género y educación. Demandas y luchas LGBTI en el contexto brasileño
Other Titles: Sexual, Gender and education minorities: LGBTI demands and struggles in the brazilian context
Authors: Mariana Esteves da Costa
Isabella D'avila Freitas
Luiz Paulo Ribeiro
Abstract: A Educação é um direito de todos e dever da escola, da família e da sociedade, entretanto nem sempre se mostra democrática quando se trata das minorias sexuais e de gênero. No Brasil, as violências e estigmatizações de estudantes LGBTI ocasionam baixa escolaridade e muitos outros desdobramentos sociais. Pensando nisso, a população LGBTI, através de movimentação política e social, tem buscado garantir o direito de acesso e permanência nas instituições de ensino. Assim, este trabalho tem como objetivo explicitar como as ações do movimento LGBTI têm contribuído historicamente para as transformações na educação. Consideramos que as mudanças na Educação acontecem, entre outros fatores, por meio da influência desses sujeitos, e por aqueles que entendem a importância do respeito à diversidade na Escola, que se mostra como um espaço hostil marcado, por vezes, pela cisheteronormatividade. Por meio do conceito de minorias ativas, buscamos compreender como os sujeitos LGBTI contrapõem-se às regras e normas sociais impostas pela maioria e influenciam as transformações sociais. Entendemos que a reprodução de regras e padrões de comportamento no ambiente educacional tendenciam uma lógica antidemocrática, na qual os educandos não são inteiramente respeitados quando apresentam identidades e sexualidades consideradas dissidentes.
Abstract: Education is a right of all and a duty of school, family and society, however it is not always democratic when it comes to sexual and gender minorities. In Brazil, the violence and stigmatization of LGBTI students cause low schooling and many other social developments. Thinking about it, the LGBTI population has sought to guarantee the right of access and permanence in educational institutions through political and social movement. Thus, this work aims to clarify how the actions of the LGBTI movement has been contributing historically to the transformations in education. We consider that changes in Education happen, among others, through the influence of these subjects, and by those who understand the importance of respect for diversity in School, which shows itself as a hostile space marked, sometimes, by cisheteronormativity. Through the concept of active minorities, we seek to understand how LGBTI individuals oppose the social rules and norms imposed by the majority and influence social transformations. We understand that the reproduction of rules and patterns of behavior in the educational environment tends to an anti-democratic logic, in which the students are not fully respected when they present identities and sexualities considered dissident.
Subject: Pessoas LGBTQ+
Identidade
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.6018/iqual.440901
URI: http://hdl.handle.net/1843/68509
Issue Date: 19-Feb-2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.um.es/iqual/article/view/440901
metadata.dc.relation.ispartof: iQual. Revista de Género e Igualdad
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.